Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

Chefe da ONU visitará Antártida para expor efeitos das mudanças climáticas

O presidente do Chile, Gabriel Boric, irá acompanhar a visita

António Guterres, secretário-geral da ONUAntónio Guterres, secretário-geral da ONU - Foto: Karim Jaafar/AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, visitarão a Antártida, de onde buscarão “expor os efeitos do aquecimento global”, uma parte da “tempestade perfeita” que atinge o mundo, disse o chefe da ONU em Santiago.

Guterres e Boric chegarão à Base Aérea Antártica Presidente Frei na quinta-feira e retornarão no sábado à cidade de Punta Arenas (sul), porta de entrada no Chile para o continente gelado, informou a Presidência chinela.

Durante sua participação em uma cúpula virtual do G20, da sede em Santiago da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Guterres afirmou: “Nosso mundo, particularmente os países desenvolvidos, enfrentam uma tempestade perfeita, com crescentes desigualdades, caos climático, conflitos e fome”.

Às vésperas da COP28, que será realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, o chefe da ONU instou os líderes do G20 a alcançarem um resultado “ambicioso, plausível e justo” para manter o limite do aquecimento do planeta em 1,5 graus Celsius e proteger os mais vulneráveis.

Na Antártida, Guterres e Boric visitarão a geleira Collins, a ilha Kopaitic e a baía de Covadonga. Guterres quer “ver com seus próprios olhos o impacto mortal da crise climática”.

Também percorrerão três das dez bases que o Chile tem no continente e participarão do lançamento de um balão radiossonda de medição de variáveis meteorológicas.

Segundo a Presidência chilena, a visita busca "expor os efeitos do aquecimento global e fazer um chamado a unir esforços em nível mundial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter