guerra na ucrânia

Chefe da Otan diz que Ucrânia deve receber "o que precisa para vencer" a guerra

A Otan acredita que a Rússia está preparando uma nova grande ofensiva

Jens StoltenbergJens Stoltenberg - Foto: KENZO TRIBOUILLARDAFP

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, fará um apelo neste sábado (18), na Conferência de Segurança de Munique, para "dar à Ucrânia o que ela precisa para vencer" a guerra desencadeada após a invasão russa daquele país há quase um ano.

"Devemos dar à Ucrânia o que ela precisa para vencer e prevalecer como uma nação soberana e independente na Europa", disse ele no encontro de líderes mundiais, segundo trechos de seu discurso vistos pela AFP.

O presidente russo Vladimir "Putin não planeja a paz, ele planeja mais guerra [...]", afirmará. A Otan acredita que a Rússia está preparando uma nova grande ofensiva.

De acordo com Stoltenberg, não há "nenhuma indicação de que [Putin] tenha mudado suas ambições" mobilizando "centenas de milhares de soldados" e apreendendo "mais armas de países autoritários como Irã e Coreia do Norte".

Na véspera, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, haviam defendido que os aliados ocidentais deveriam dar mais ajuda a Kiev, principalmente no nível militar.

Veja também

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Newsletter