Logo Folha de Pernambuco

EUA

Chefe de investigação eleitoral do Departamento de Justiça dos EUA pede demissão

Donald Trump se recusa a reconhecer a vitória de Joe Biden

Richard Pilger, diretor responsável pela investigação de crimes eleitoraisRichard Pilger, diretor responsável pela investigação de crimes eleitorais - Foto: Reprodução/ABC

Richard Pilger, diretor responsável pela investigação de crimes eleitorais, pediu demissão de seu cargo no Departamento de Justiça, após o chefe do órgão, William Barr, dar autorização para que procuradores analisem possíveis fraudes nas eleições.
 
"Tendo me familiarizado com a nova política e suas ramificações, eu lamentavelmente devo renunciar ao meu cargo de diretor da seção de crimes eleitorais", escreveu Pilger aos colegas, segundo o The New York Times. Ele seguirá no Departamento de Justiça, mas em um cargo inferior.
 
O presidente Donald Trump se recusa a reconhecer a vitória de Joe Biden, e contesta os resultados da apuração com uma série de processos na Justiça. No entanto, ainda não apresentou provas das fraudes que aponta. Há temores de que o republicano use os poderes de seu cargo para impulsionar investigações capazes de mudar o resultado da eleição.


 
Na segunda (9), Barr, disse a procuradores que eles tinham permissão para investigar as acusações de fraude eleitoral antes que os resultados da disputa à Presidência sejam oficialmente confirmados.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter