Logo Folha de Pernambuco

Colômbia

Chefe do tráfico é preso na Colômbia por enviar cocaína para Europa Madri, Espanha

O detido "é considerado o suposto responsável direto pelas operações do cartel (de Medelín) na Europa e elo do cartel

População da Colômbia protesta em BogotáPopulação da Colômbia protesta em Bogotá - Foto: Juan Barreto / AFP

Um chefe do narcotráfico encarregado de enviar cocaína para as organizações criminosas europeias 'Ndrangheta e Mocro Maffia foi detido na Colômbia, em uma operação conjunta das autoridades colombianas e espanholas, informou a polícia da Espanha neste sábado (9).

O detido "é considerado o suposto responsável direto pelas operações do cartel (de Medelín) na Europa e elo do cartel com as organizações criminosas 'Ndrangheta e Mocro Maffia", indicou a Polícia Nacional em comunicado.

A 'Ndrangheta é a máfia calabresa e a Mocro Maffia é um grupo assim chamado pela origem marroquina de muitos de seus membros, que controla parte do comércio de cocaína na Europa através dos portos belga da Antuérpia e do neerlandês de Roterdã.

Preso em sua residência, "uma vila de luxo localizada em uma área rural isolada da região de Antioquia", o chefe tinha um mandado de prisão na Espanha por tráfico de drogas.

A polícia espanhola não forneceu mais detalhes, mas a imprensa colombiana indicou que se trata de Julio Andrés Murillo Figueroa, conhecido como H-1 ou El Zar, considerado o maior fornecedor de cocaína de Jonas Sture Falk, conhecido como o Pablo Escobar sueco.

O chefe, cuja "dificuldade física para caminhar e um problema respiratório de seu animal de estimação foram determinantes" para sua captura, foi detido na quinta-feira, explicou a polícia colombiana citada pela imprensa.

A polícia espanhola não detalhou por que o chefe estava sendo procurado na Espanha. Este país é uma das principais rotas de entrada de drogas na Europa devido aos seus estreitos laços com a América do Sul, de onde vem a cocaína.

Em golpes recentes, as autoridades espanholas confiscaram em fevereiro oito toneladas de cocaína provenientes do Suriname e, em agosto, 9,5 toneladas de cocaína em um contêiner vindo do Equador, o maior carregamento dessa droga já confiscado na Espanha.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter