Chegam a Pernambuco mais 255.150 doses de vacinas; lote é também para idosos a partir de 60 anos
A nova remessa de vacina contra a Covid-19 esperada esta semana para Pernambuco chegou na madrugada desta sexta-feira (16) ao Recife. O lote com 255.150 doses - 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz - foi recebido pouco depois da 1h no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade.
Os imunizantes contemplarão, segundo o Governo do Estado, idosos a partir dos 60 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que receberão a primeira dose. Uma parte do lote, ainda segundo o governo, será utilizada para a segunda dose de trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade.
A chegada dessas doses havia sido anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, e pelo governador Paulo Câmara.
“A vacinação dos idosos no Estado já mostrou resultados positivos, com a redução de atendimentos hospitalares dessa faixa etária. Essas vacinas chegam para reforçar esse trabalho e garantir mais segurança à essa população e também para ampliarmos a imunização de trabalhadores de saúde e da segurança”, afirmou Paulo Câmara após a chegada do novo lote.
O secretário André Longo destacou que os idosos representam 75% de todas as mortes por Covid-19 no Estado, e reforçou a importância do avanço na proteção desse público para que sejam evitados mais adoecimentos e, principalmente, óbitos.
Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para serem conferidas, divididas em lotes e enviadas aos municípios pernambucanos.
O governador anunciou que as vacinas deverão chegar, ainda nesta sexta-feira, a todas as 12 Gerêncis Regionais de Saúde (Geres), responsáveis pelas distribuição aos municípios da região atendida.
Vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz - Foto: Hélia Scheppa/SEI/divulgação
Balanço
Com esse novo quantitativo, Pernambuco recebeu, ao todo, 2.276.080 doses dos imunizantes, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz.
Já estão sendo contemplados na campanha idosos a partir dos 60 anos de idade, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.
Nessa quinta, Longo informou que a expectativa é concluir a imunização do grupo de 60 anos em diante até o final deste mês ou, no mais tardar, no início de maio.
A partir daí, segundo o secretário, serão dados novos passos, "com o início da vacinação de pessoas com comorbidades, além de profissionais da educação e trabalhadores de serviços essenciais”. André Longo, no entanto, não especificou quais seriam esses grupos de trabalhadores essenciais.