Chegam às Filipinas 300 afegãos para solicitar vistos para EUA
Milhares de afegãos fugiram de seu país na caótica retirada de agosto de 2021, quando forças dos Estados Unidos e seus aliados se retiraram do Afeganistão
Trezentos afegãos chegaram nesta segunda-feira (6) às Filipinas para uma estadia temporária enquanto solicitam sua residência nos Estados Unidos, indicaram autoridades filipinas e americanas.
Em julho, Filipinas e EUA assinaram um acordo que permite a centenas de afegãos permanecerem em Manila enquanto seus vistos migratórios especiais passam pelo processo de tramitação.
O governo americano cobrirá o custo da estadia dos afegãos em Manila, indicou o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas em um comunicado.
Leia também
• Biden proíbe novas explorações de petróleo e gás em enorme área marítima
• Rússia anuncia conquista da cidade de Kurakhove, no leste da Ucrânia
• Coreia do Norte lança míssil balístico durante visita de Blinken ao Sul
Milhares de afegãos fugiram de seu país na caótica retirada de agosto de 2021, quando forças dos Estados Unidos e seus aliados se retiraram do Afeganistão, onde haviam chegado depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Sua saída permitiu que os talibãs tomassem o poder e impusessem uma estrita interpretação da lei islâmica.
Muitos deles, que trabalharam com o governo deposto afegão apoiado pelo Ocidente, se realocaram nos Estados Unidos, mas milhares ficaram para trás ou em terceiros países à espera de seus vistos serem processados.