Logo Folha de Pernambuco

conflito

Chevron suspende atividades de plataforma de gás por instruções de Israel

A empresa continua abastecendo clientes em Israel por meio de outra plataforma

ChevronChevron - Foto: Chevron/Redes sociais

A gigante petrolífera Chevron informou, nesta segunda-feira (9), que suspendeu suas operações em uma plataforma de produção de gás natural próxima ao litoral de Israel a pedido do governo israelense, após o ataque do Hamas ao país no fim de semana.

"A Chevron Mediterranean Limited foi instruída pelo ministério da Energia de Israel a suspender sua produção na plataforma Tamar", indicou um porta-voz da empresa, que apontou que continua abastecendo clientes em Israel e na região por meio de outra plataforma, a Leviathan Production Platform.

A medida ocorre no terceiro dia de combates entre o movimento islâmico Hamas e Israel, que deixou 700 mortos do lado israelense e 560 na Faixa de Gaza.

Em 2021, o governo israelense tinha pedido à Chevron a suspensão de atividades na plataforma Tamar durante confrontos armados.

"Nossa prioridade é a segurança do nosso pessoal, das comunidades em que operamos, do meio ambiente e de nossas instalações", informou a Chevron.

Em um comunicado em separado, o Ministério israelense da Energia destacou que, "devido à situação", foi "ordenada a suspensão temporária do fornecimento de gás natural do reservatório de Tamar".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter