Logo Folha de Pernambuco

AMÉRICA LATINA

Chile busca três argentinos desaparecidos na cordilheira dos Andes

O grupo perdeu contato em 28 de novembro durante a escalada da montanha Marmolejo

Equipes atuam no resgateEquipes atuam no resgate - Foto: Marcelo Segura/Presidência do Chile/AFP

Equipes de emergência chilenas buscam, nesta segunda-feira (4), três argentinos, entre eles o prefeito de uma cidade, que se perderam quando escalavam uma montanha perto da fronteira entre o Chile e a Argentina.

O grupo perdeu contato em 28 de novembro durante a escalada da montanha Marmolejo, na cordilheira dos Andes e perto da localidade de San José de Maipo, a 60km de Santiago.

Os desaparecidos são o prefeito da localidade General San Martín (província de La Pampa), Raúl Espir, um escrivão da mesma cidade e um guia.

"Durante esse dia mantiveram-se os trabalhos de busca dos três montanhistas argentinos desaparecidos", informou, em um comunicado, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred).

A polícia chilena informou que seis argentinos subiram a montanha em 25 de novembro. Três deles desceram em 28 de novembro, enquanto os três restantes que ficaram estão desaparecidos.

Um helicóptero particular foi utilizado para vistoriar o acampamento, mas encontrou apenas a barraca dos desaparecidos.

Temperaturas abaixo dos 10ºC e fortes ventos dificultam a busca dos desaparecidos.

"Peço ao presidente @GabrielBoric e à ministra da Defesa Maya Fernández que coordenem os meios para resgatar nossos compatriotas", pediu Victoria Villarruel, vice-presidente eleita da Argentina, em uma mensagem na rede X (Twitter).

De acordo com Villarruel, o GPS que os escaladores utilizavam "indica sua posição mas as condições climáticas não permitiram que possam ser resgatados por meios privados".

Um porta-voz do Senapred disse à AFP que as condições meteorológicas melhoraram e que duas aeronaves estão procurando os argentinos.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter