Chile

Chile exclui companhias israelenses de feira internacional de aviação

O governo de esquerda de Gabriel Boric tem sido crítico da ofensiva militar lançada por Israel na Faixa de Gaza

Bandeira do ChileBandeira do Chile - Foto: Reprodução/Internet

O governo do Chile anunciou nesta terça-feira (5) que decidiu excluir companhias israelenses da principal feira aeroespacial e de defesa da América Latina, que acontece em Santiago em abril.

"Por decisão do Governo do Chile, a versão 2024 da Feira Internacional do Ar e do Espaço (Fidae), que será realizada entre 9 e 14 de abril, não contará com a participação de empresas israelenses", diz um comunicado do Ministério da Defesa. A breve mensagem não menciona as razões dessa medida.

O governo de esquerda de Gabriel Boric tem sido crítico da ofensiva militar lançada por Israel na Faixa de Gaza após o ataque de 7 de outubro do grupo islamista Hamas em território israelense.

O embaixador de Israel no Chile, Gil Artzyeli, disse à AFP que o governo não fez contato com ele para notificá-lo e que só soube dessa informação através do comunicado do ministério.

"É difícil dizer que estamos surpresos levando em conta a doutrina do governo com Israel", afirmou Artzyeli.

Em 7 de outubro de 2023, comandos do Hamas invadiram o sul de Israel, mataram cerca de 1.160 pessoas e sequestraram outras 250, das quais Israel estima que 130 seguem em cativeiro.

A ofensiva de Israel contra o Hamas em Gaza já matou até agora 30.631 pessoas, a maioria civis, segundo números do grupo palestino.

Ao final de outubro, o Chile chamou para consultas seu embaixador em Israel em protesto pela operação militar e o diplomata ainda não retornou para suas funções.

Além disso, o Chile, juntamente com o México, apresentou, em janeiro, perante o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), um pedido para que se investiguem prováveis crimes de guerra no contexto do conflito entre Israel e Hamas.

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter