Chile expulsa 30 colombianos e haitianos condenados pela justiça
Entre os estrangeiros expulsos, custodiados no avião por 30 policiais
As autoridades chilenas expulsaram do país, nesta quarta-feira (4), 27 colombianos e três haitianos, que foram levados em um avião da Força Aérea para Porto Príncipe e Bogotá, em cumprimento a uma decisão judicial.
As pessoas expulsam “cumpriam sentenças inferiores a cinco anos e um dia por crimes diversos, como roubo com violência, roubo com intimidação, tentativa de homicídio e tráfico de drogas, entre outros”, informou o Serviço Nacional de Migrações por meio de nota.
Entre os estrangeiros expulsos, custodiados no avião por 30 policiais, é uma pessoa que foi detida quando entrou, vinda da Bolívia, com 11 quilos de maconha.
Leia também
• Manifestação apoia presidente do Chile após queda nas pesquisas
• Desemprego no Chile volta a subir e chega a 9% no período junho-agosto
• Chile quer impor limites a "narcofunerais", que têm caravanas de carros e salva de tiros
Outra foi detida em um bairro de Santiago, em maio de 2021, após atirar uma arma de fogo pelo menos quatro vezes e causar ferimentos graves em sua vítima.
Dois dos expulsos foram capturados na cidade de Iquique (1.800 km ao norte de Santiago) em dezembro passado, após agredir e roubar duas pessoas.
“As estratégias são prioritárias para as expulsões de pessoas que vieram ao nosso país cometer delitos e têm antecedentes criminais, sempre com apego à norma legal e ao devido processo”, afirmou o diretor do Serviço Nacional de Migrações, Luis Eduardo Thayer.
Este ano, o Chile realizou 640 expulsões, 192 administrativas e 448 judiciais. Dois terços delas foram realizadas por meio de voos da Força Aérea ou comerciais, e um terço pelas fronteiras do país.