Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Chile ultrapassa 30 mil mortes por Covid-19 e estende fechamento da fronteira

O balanço diário da pandemia indicou que o país somou 121 mortes nesta segunda (7)

Hospital San Jose em Santiago, no ChileHospital San Jose em Santiago, no Chile - Foto: Martin Bernetti / AFP

As autoridades de saúde do Chile informaram, nesta segunda-feira (7), que o país ultrapassou 30 mil mortes por covid-19 e anunciaram a prorrogação do fechamento de suas fronteiras até o final de junho.

O balanço diário da pandemia indicou que o Chile somou 121 mortes nesta segunda, chegando a um total de 30.058. Registrou ainda 6.958 novos casos, o que eleva o número de infecções a 1,4 milhão.

“Nos últimos dias, observamos um grande aumento nas mortes e não vamos negar. Lamentamos a morte de tantos compatriotas, nos causa muita dor”, disse o ministro da Saúde, Enrique Paris, ao divulgar o relatório.

Com hospitais com uma ocupação leitos de 96% e uma positividade de 8,39%, o governo decidiu estender até 30 de junho o fechamento das fronteiras que está em vigor desde abril, que restringe a saída do país de chilenos e residentes estrangeiros e proíbe a chegada de turistas.

“Não queremos que cheguem ao Chile variantes altamente contagiosas que vão aumentar o número de pacientes”, justificou Paris.

Ele também anunciou que, na campanha de vacinação realizada no país sul-americano, mais de 900 mil pessoas, com idades que variam entre 23 e 49 anos, estão atrasadas em sua imunização.

Nesta semana, entre segunda e quarta-feira, será vacinado o grupo de retardatários, enquanto entre quinta e domingo, será a vez dos jovens de 22 anos.

Mais de 11 milhões de pessoas foram vacinadas com uma dose (73,5% dos 19 milhões de habitantes do país) e 8,4 milhões com duas doses (55,4%).

“O Chile poderia ter até 25 mil casos por dia” se não estivesse vacinando em um ritmo acelerado, declarou Paris.

Até o momento, o país recebeu mais de 21 milhões de doses de vacinas: 3,6 milhões da Pfizer/BionTech, 603.600 da AstraZeneca pela iniciativa Covax, 17,1 milhões da Sinovac e mais de 300 mil da CanSino.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter