Logo Folha de Pernambuco

Mundo

China acusa formalmente dois canadenses por espionagem

Eles também foram acusados por 'divulgação de segredos de Estado'

Bandeira da ChinaBandeira da China - Foto: Image Source/Folhapress

A China acusou formalmente por espionagem, em nome da segurança nacional, dois canadenses detidos desde 2018, em um caso que abala as relações diplomáticas entre Pequim e Ottawa.

Michael Kovrig, ex-diplomata, que já trabalhou em Pequim, e o consultor e empresário Michael Spavor, especialista em Coreia do Norte, foram acusados de "espionagem" e "divulgação de segredos de Estado", anunciou a Procuradoria.

Ambos foram detidos em dezembro de 2018, poucos dias depois da detenção no Canadá, a pedido da justiça americana, de Meng Wanzhou, diretora financeira do grupo chinês de telecomunicações Huawei.

Meng, filha do fundador da Huawei, é acusada peloa justiça dos Estados Unidos de ter burlado as sanções americanas contra o Irã. Sua detenção, no fim de 2018, provocou uma crise diplomática sem precedentes entre Ottawa e Pequim. 

O processo contra os dois canadenses foi considerado no Ocidente uma medida de represália, o que a China nega. Pequim deu a entender em várias ocasiões que a libertação de Meng Wanzhou era uma condição indispensável para que as relações melhores com Ottawa. 

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter