Logo Folha de Pernambuco

cop27

China afirma que há "longo caminho a percorrer" após acordo na COP27

"A governança mundial sobre o clima ainda tem um longo caminho a percorrer", declarou Mao Ning, porta-voz do ministério das Relações Exteriores

Cop27, no EgitoCop27, no Egito - Foto: AHMAD GHARABLI / AFP

A China celebrou nesta segunda-feira (21) o acordo anunciado na conferência do clima da ONU no Egito (COP27), mas advertiu que resta um "longo caminho a percorrer" em termos de cooperação global para lutar contra a mudança climática.

"A governança mundial sobre o clima ainda tem um longo caminho a percorrer", declarou Mao Ning, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

"A ausência de um roteiro claro" para o financiamento de uma ajuda para os países pobres na luta contra a mudança climática "não contribui para a construção de uma confiança mútua entre Norte e Sul", acrescentou.

A porta-voz recordou que "os países desenvolvidos ainda não cumpriram o compromisso de repassar 100 bilhões de dólares" por ano para ajudar as nações mais vulneráveis na adaptação às mudanças climáticas.

Durante a reunião de cúpula, a China - maior poluidor do mundo - rejeitou a ideia de que não deveria mais ser considerada uma nação em desenvolvimento, embora seja atualmente a segunda maior economia do planeta.

A questão dominou as negociações na COP27, no momento de estabelecer um fundo para compensar as perdas e danos dos países pobres mais afetados pela mudança climática.

A reunião de cúpula, que terminou no domingo, aprovou a criação do fundo para os Estados "particularmente vulneráveis". Mas não conseguiu avançar na redução das emissões poluentes para manter de pé o objetivo de limitar o aquecimento do planeta a +1,5ºC, estabelecido no Acordo de Paris de 2015.

Veja também

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado
Venezuela

MP da Venezuela abre investigação por "traição" contra María Corina Machado

Newsletter