China

China anuncia indiciamento de chinês acusado de espionar para os EUA

Mídia estatal chinesa diz que o homem de 52 anos identificado como Zheng foi recrutado pela CIA na Itália

Presidente da China, Xi JInping Presidente da China, Xi JInping  - Foto: Willy Kurniawan / AFP

A China anunciou, nesta sexta-feira, que vai indiciar um cidadão chinês acusado de espionar para os Estados Unidos. Em um comunicado publicado no jornal estatal Global Times, o Ministério de Segurança do Estado da China afirma que o homem, identificado pelo sobrenome Zheng, foi recrutado por um funcionário da embaixada dos Estados Unidos em Roma chamado Seth, com quem ele estabeleceu uma relação próxima.

A mídia chinesa contou que Seth revelou ser agente da CIA [o serviço secreto americano] e começou a pressionar Zheng, de 52 anos, a enviar segredos militares da China oferecendo assistência para levar a família do chinês para viver nos Estados Unidos.

“Após estudar no exterior, Zeng voltou para a China e continuou a se encontrar secretamente com a CIA, fornecendo uma grande quantidade de informações centrais da China para os EUA”, disse o Global Times sobre o caso.

Segundo a CNN, o governo chinês também informou que Zeng teria assinado um contrato de espionagem com o governo americano e recebido treinamento, além da oferta de asilo e dinheiro.

O incidente foi revelado uma semana depois que dois integrantes da Marinha americana da Califórnia foram presos acusados de repassar informações militares confidenciais ao governo chinês.

O Ministério da Segurança do Estado é uma agência civil chinesa que cuida de inteligência dentro e fora da China, segundo a CNN, que também apurou que recentemente a instituição adotou um perfil um pouco menos discreto que o tradicional, abrindo uma conta pública no aplicativo de troca de mensagens chinês Wechat e convocando os cidadãos do país a se juntar a ela na luta contra a espionagem, além de oferecer recompensas a quem repassar informações. A CNN destacou que o comunicado desta sexta-feira também foi divulgado por meio do Wechat. (Com AFP)

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter