Logo Folha de Pernambuco

Taiwan e China

China anuncia que organizou novos exercícios militares ao redor de Taiwan

A ilha recebe atualmente uma visita de congressistas americanos

Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen em reunião com senador Ed Markey, de MassachusettsPresidente de Taiwan, Tsai Ing-wen em reunião com senador Ed Markey, de Massachusetts - Foto: Sam Yeh / AFP / TAIWAN'S PRESIDENTIAL OFFICE

A China anunciou nesta segunda-feira (15) que organizou novos exercícios militares ao redor de Taiwan, ilha que recebe atualmente uma visita de congressistas americanos.

"Em 15 de agosto, o Comando do Leste do Exército Popular de Libertação da China organizou uma patrulha de preparação para o combate conjunto de serviços múltiplos e exercícios de combate no mar e no espaço aéreo ao redor de Taiwan", afirma um comunicado militara chinês.

A visita de dois dias dos cinco legisladores dos Estados Unidos, que não havia sido anunciada de maneira antecipada, acontece pouco depois de Pequim organizar manobras militares com navios, mísseis e aviões de combate nas águas e no céu ao redor de Taiwan, uma ilha de governo autônomo que a China reivindica.

"Trata-se de uma dissuasão solene contra Estados Unidos e Taiwan por continuarem a fazer truques políticos e minar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan", afirmou Shi Yi, porta-voz do Comando do Leste do exército chinês, em um comunicado, no qual prometeu "defender resolutamente a soberania nacional".

A delegação de cinco membros do Congresso americano, liderada pelo senador Ed Markey, de Massachusetts, tinha reunião programada com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e um banquete no ministério das Relações Exteriores.

A visita tem como principais temas o comércio, a segurança regional e a mudança climática, segundo a embaixada de fato de Washington em Taipé.

O ministério taiwanês das Relações Exteriores elogiou a visita como um novo sinal de amizade entre Taipé e Washington, "que não tem medo das ameaças e da intimidação da China".

O governo taiwanês acusa Pequim de usar a visita de Pelosi como desculpa para executar os exercícios que permitiram ao país treinar uma invasão.

O Partido Comunista da China nunca governou Taiwan, mas afirma que usará a força, se necessário, para retomar a ilha.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter