Logo Folha de Pernambuco

Internacional

China critica Austrália após incidente aéreo

a Austrália acusou a China de interceptar sua aeronave

Bandeira da ChinaBandeira da China - Foto: Reprodução/Internet

A China criticou, nesta segunda-feira (6), a Austrália após um incidente aéreo no mar da China meridional e lhe pediu "prudência" para evitar "erros de julgamento" que poderiam ter "graves consequências". 

Por razões históricas, a China reivindica quase todo este vasto mar onde outros vizinhos (Vietnã, Filipinas e Malásia especialmente) controlam ou desejam controlar várias ilhas e recifes. 

Aliada próxima dos Estados Unidos, a Austrália acusou no domingo (5), a China, com a qual mantém relações frias, de comprometer um de seus aviões militares sobre o mar da China meridional em 26 de maio.

De acordo com Canberra, um caça chinês interceptou imprudentemente uma aeronave de vigilância P-8 australiana, chegando muito perto dela, lançando foguetes leves e passando bruscamente na frente. 

"O exército chinês realiza suas operações (...) de acordo com os requisitos de segurança operacional, respeitando os padrões e o profissionalismo", disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, à imprensa nesta segunda-feira (6). 

"A China novamente pede à Austrália que respeite nossos interesses de segurança e principais preocupações e que seja prudente em palavras e ações, para não criar erros de julgamento que possam levar a sérias consequências".

O local do incidente não foi informado por nenhum dos países.

A Austrália, assim como os Estados Unidos, considera que a maior parte do mar da China meridional pertence a águas internacionais e que a navegação e o sobrevoo são livres, inclusive para aviões militares. 

"A China não permitirá que nenhum país viole sua soberania e segurança (...) sob o pretexto da liberdade de navegação", disse Zhao Lijian nesta segunda-feira. 

As relações sino-australianas estão tensas há anos, já que a China tem uma visão negativa do fortalecimento da aliança entre Austrália e Estados Unidos para conter a influência chinesa na Ásia-Pacífico.

Veja também

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França
ROUBO

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Newsletter