Logo Folha de Pernambuco

Crise da Ucrânia

China critica EUA e ampliação da Otan em crise sobre a Ucrânia

A critica foi feita pelo embaixador chinês na ONU, Zhang Jun

Conselho de Segurança da ONU em Nova YorkConselho de Segurança da ONU em Nova York - Foto: Timothy A. Clairy / AFP

A China acusou nesta quinta-feira (17) os Estados Unidos, embora sem mencioná-los, de alimentar a tensão sobre a Ucrânia, segundo Pequim, pela ampliação da Otan, que "vai contra a nossa época", no âmbito de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York.

Pequim apela a "todas as partes afetadas" a que "impere a razão e tendam a uma solução política e se abstenham de qualquer ato que possa exacerbar as tensões ou alimentar a crise", declarou o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun.

"Nada acontece sem uma razão. A ampliação da Otan é algo que não se pode esquecer nas tensões com a Ucrânia. A expansão constante da Otan, no rastro da Guerra Fria, vai contra a nossa época", que deveria tender a "preservar a segurança comum", acrescentou o diplomata chinês.

"A segurança nacional não pode ser garantida mediante a ampliação de um bloco militar. Isto se aplica tanto à Europa quanto a outras regiões do mundo", assegurou Zhang Jun.

Ao se referir implicitamente aos Estados Unidos, o diplomata destacou que o mundo conta com "um país que se nega a renunciar à sua mentalidade da Guerra Fria, que diz uma coisa e faz outra para obter uma superioridade militar".

Isto se vê, segundo ele, sobretudo na "região Ásia-Pacífico com a criação de pequenos círculos trilaterais que pretendem provocar confronto" e "ameaçam a estabilidade regional em detrimento dos países que a integram", em clara alusão ao pacto recentemente concluído entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter