Logo Folha de Pernambuco

Direitos Humanos

China deve prestar contas por 'genocídio' uigur após relatório da ONU, diz Blinken

Documento detalha violações de direitos humanos, incluindo tortura e trabalho forçado contra uigures e outras minorias, sobretudo muçulmanas

Secretário de Estado americano, Antony BlinkenSecretário de Estado americano, Antony Blinken - Foto: Tang Chhin Sothy / AFP

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, saudou nesta quinta-feira (1) o relatório da ONU, que destaca abusos dos direitos humanos na região autônoma chinesa de Xinjiang, e exigiu que Pequim preste contas pelo "genocídio".

Blinken disse que os Estados Unidos celebram o "importante" relatório divulgado minutos antes da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, criticada por Washington por uma recente visita à China, deixar seu posto.

Este relatório reforça e reafirma nossa grave preocupação com o genocídio e os crimes contra a humanidade que as autoridades governamentais da República Popular China estão cometendo contra os uigures, disse Blinken em nota.

"Continuaremos a pedir à República Popular da China que liberte pessoas detidas injustamente, preste contas pelos desaparecidos e permita que investigadores independentes tenham acesso total e irrestrito a Xinjiang, Tibete" e a todo o país, disse ele. 

O documento da ONU detalhou uma série de violações de direitos humanos, incluindo tortura e trabalho forçado contra uigures e outras minorias, principalmente muçulmanas. 

A China pode ter cometido "crimes contra a humanidade", sustenta o texto, mas não chegou a chamar seu tratamento aos uigures de "genocídio", uma acusação feita já em 2021 pelos Estados Unidos e adotada desde então por várias outras nações ocidentais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter