Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

China diz que aplica "estritamente" as resoluções da ONU sobre a Coreia do Norte

Países ocidentais pediram a Pequim que expulsasse de suas águas petroleiros suspeitos de abastecer o regime de Pyongyang

Xi Jinping, presidente da ChinaXi Jinping, presidente da China - Foto: Florence Lo / AFP

A China garantiu que está aplicando "estritamente" as resoluções das Nações Unidas sobre a Coreia do Norte, depois que os países ocidentais pediram a Pequim que expulsasse de suas águas petroleiros suspeitos de abastecer o regime de Pyongyang.

A China "está implementando rigorosamente as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e cumprindo seriamente suas obrigações internacionais", disse o porta-voz de sua embaixada na ONU.

Também pediu aos "atores relevantes" que implementem as resoluções da ONU sobre a Coreia do Norte, "especialmente as disposições relacionadas à retomada do diálogo, ao reforço dos esforços diplomáticos e à promoção de uma solução política".

A mensagem responde a uma carta conjunta assinada pelos embaixadores na ONU dos países do G7, União Europeia, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Nesta carta da semana passada, os diplomatas expressaram preocupação com "a presença repetida de vários petroleiros" usando as águas territoriais chinesas como um porto seguro para facilitar o comércio de produtos petrolíferos sancionados" para a Coreia do Norte.

O país comunista está sujeito a sanções da ONU desde 2006 por suas armas e programa nuclear.

Em 2017, foram aprovadas sanções adicionais relacionadas à importação de petróleo bruto.

Veja também

Equador investiga 16 militares pelo desaparecimento de quatro adolescentes após operação
Cenário de terror

Equador investiga 16 militares pelo desaparecimento de quatro adolescentes após operação

Israel bombardeia aeroporto e "alvos militares" huthis no Iêmen
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Israel bombardeia aeroporto e "alvos militares" huthis no Iêmen

Newsletter