RELAÇÕES INTERNACIONAIS

China e Austrália iniciam retomada das relações com reunião de líderes do G20

O líder chinês reconheceu "dificuldades" entre os dois países e disse que ambos devem "melhorar, manter e desenvolver" as relações

Anthony AlbaneseAnthony Albanese - Foto: Kevin Lamarque/Pool/ AFP

Após anos de relações gélidas, o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese e o presidente chinês Xi Jinping tentaram relançar sua cooperação nesta terça-feira (15) na cúpula do G20 na Indonésia com a primeira reunião de líderes em anos. 

Xi conversou brevemente com o ex-primeiro-ministro Scott Morrison durante a cúpula do G20 de 2019 no Japão, mas os dois países não realizam uma reunião formal de alto nível há cinco anos. 

O líder chinês reconheceu "dificuldades" entre os dois países e disse que ambos devem "melhorar, manter e desenvolver" as relações pelo "interesse fundamental dos dois povos".
 

Após a reunião, Albanese elogiou no Twitter uma "discussão positiva e construtiva". "Vamos cooperar quando pudermos, discordar quando for necessário e seguir nossos interesses nacionais", disse ele. 

A China se irritou com a disposição da Austrália de legislar contra operações de influência estrangeira, banir equipamentos Huawei de sua rede de telecomunicações e pedir uma investigação independente sobre a origem da pandemia. 

Em resposta, Pequim sancionou alguns produtos australianos, como carvão e vinho. As tensões começaram a diminuir com a chegada ao poder este ano do trabalhista Albanese.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter