Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

China e EUA devem escolher entre "cooperação ou conflito", diz Pequim a Blinken

Sobre Taiwan, diplomata chinês é categórico ao secretário de Estados americano: não haverá concessão

Antony Blinken cumprimenta Wang Yi, chefe de Relações Exteriores da China, durante visita do secretário de Estado dos EUA a Pequim Antony Blinken cumprimenta Wang Yi, chefe de Relações Exteriores da China, durante visita do secretário de Estado dos EUA a Pequim  - Foto: Leah MILLIS / POOL / AFP

A China e os Estados Unidos devem escolher entre "cooperação ou conflito", disse o principal diplomata do Partido Comunista Chinês e chefe do escritório de Relações Exteriores, Wang Yi, em reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. A informação é da televisão estatal chinesa CCTV.

"É necessário escolher entre diálogo e confronto, cooperação ou conflito", disse Wang a Blinken, segundo veiculou a CCTV.

Taiwan
Sobre o conflito a respeito de Taiwan, a China não fará nenhuma concessão, disse Wang Yi.

"Nesse assunto, a China não tem espaço para se comprometer ou ceder", disse Wang a Blinken. "Os Estados Unidos devem realmente aderir ao princípio de Uma Só China, confirmado nos três comunicados conjuntos EUA-China, respeitar a soberania e a integridade territorial da China e se opor claramente à 'independência de Taiwan'", disse o diplomata.

 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter