Logo Folha de Pernambuco

Clima

China e EUA elogiam progresso de negociações sobre o clima

O enviado do governo americano para o clima, John Kerry, recebeu o homólogo chinês Xie Zhenhua na Califórnia

Clima Clima  - Foto: Tiziana Fabi/AFP

China e Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (9) que as recentes publicações entre os países sobre o clima, organizadas antes da COP28 de Dubai, foram um sucesso.

O enviado do governo americano para o clima, John Kerry, recebeu o homólogo chinês Xie Zhenhua na Califórnia para negociações que "terminaram com sucesso", anunciou o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente.

As partes "envolveram-se em uma troca de pontos de vista abrangente e profunda. E alcançaram resultados positivos no desenvolvimento da cooperação e da ação bilateral na área de mudança climática", afirmou a pasta.

Pequim e Washington concordaram em “pressionar em conjunto pelo sucesso da conferência COP28”, acrescentou.

John Kerry se mostrou satisfeito e destacou "discussões globais e construtivas".

“Viemos a um consenso sobre uma série de questões que esperamos que sejam produtivas nas próximas semanas críticas que antecedem a COP28”, afirmou Kerry num comunicado.

No final de novembro, representantes de todo o mundo se reuniram nos Emirados Árabes Unidos para a conferência do clima, que deve obter um consenso para limitar o aquecimento global.

A China, maior poluidor do mundo, à frente dos Estados Unidos, se comprometeu a alcançar o pico das emissões até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060.

Pequim rejeitou as sugestões de diplomatas ocidentais de que o país pudesse estabelecer metas mais ambiciosas.

O Ministério da Ecologia da China publicou na terça-feira um plano amplo, mas vago, para reduzir as emissões de metano, gás nocivo e efeito de estufa. A massa, no entanto, não apresentou nenhum objetivo específico de redução das emissões.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter