Taiwan

China inicia exercícios militares "cercando" Taiwan, segundo imprensa estatal

A China reivindica Taiwan como parte de seu território

Os exercícios ocorrem três dias após Lai Ching-te ser empossadoOs exercícios ocorrem três dias após Lai Ching-te ser empossado - Foto: Greg Baker/AFP

A China iniciou na manhã desta quinta-feira (23, noite de quarta em Brasília) dois dias de exercícios militares "cercando a ilha de Taiwan", informou a mídia estatal chinesa.

"O Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China (PLA) iniciou exercícios militares conjuntos cercando a ilha de Taiwan a partir das 7h45 de quinta-feira", relatou a agência de notícias Xinhua, acrescentando que os exercícios estão sendo realizados no Estreito de Taiwan e ao norte, sul e leste da ilha.

Os exercícios ocorrem três dias após Lai Ching-te ser empossado como o novo presidente da ilha autogovernada.

A China reivindica Taiwan como parte de seu território e rotulou Lai como um "separatista perigoso" que trará "guerra e declínio" para a ilha.

A Xinhua relatou que o porta-voz militar Li Xi disse que os exercícios se concentrariam em "patrulha conjunta de prontidão para combate marítimo-aéreo, apreensão conjunta do controle abrangente do campo de batalha e ataques de precisão conjuntos em alvos-chave".

Li acrescentou que os exercícios "envolvem a patrulha de embarcações e aviões se aproximando de áreas ao redor da ilha de Taiwan e operações integradas dentro e fora da cadeia de ilhas para testar as capacidades conjuntas de combate real das forças do comando".

O porta-voz disse que os exercícios também serviriam como "forte punição para os atos separatistas das forças da 'independência de Taiwan' e um severo aviso contra a interferência e provocação por forças externas", relatou a Xinhua.

A agência de notícias de Pequim informou que os exercícios também ocorreriam ao redor das ilhas de Kinmen, Matsu, Wuqiu e Dongyin.

Veja também

Irã já tem resposta preparada em caso de ataque israelense
Guerra no oriente médio

Irã já tem resposta preparada em caso de ataque israelense

Manifestações no mundo em apoio a Gaza, um ano após ataque do Hamas contra Israel
Guerra no oriente médio

Manifestações no mundo em apoio a Gaza, um ano após ataque do Hamas contra Israel

Newsletter