Logo Folha de Pernambuco

ESPAÇO

China lança a missão Shenzhou-17 rumo à estação espacial Tiangong

Foguete leva a tripulação masculina mais jovem da China, até o momento

Foguete da missão Shenzhou-17Foguete da missão Shenzhou-17 - Foto: reprodução/vídeo Xinhua

A China lançou, nesta quinta-feira (26), a missão Shenzhou-17, com três astronautas a bordo com destino à estação espacial Tiangong, numa nova etapa do programa que visa enviar pessoas à Lua até 2030.

O foguete Longa Marcha-2F, transportando a espaçonave, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi, noroeste da China, às 11h14 (hora local), com a tripulação mais jovem de astronautas desde a construção de Tiangong.

Os viajantes espaciais tiveram uma cerimônia de despedida na manhã de quinta-feira, antes de se prepararem para o lançamento.

“A espaçonave, montada em um foguete de lançamento Longa Marcha 2-F, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China”, informou a agência estatal Xinhua.

O capitão da equipe é Tang Hongbo, 48, que retorna pela primeira vez à estação espacial. Ele está acompanhado por Tang Shengjie, 33; e Jiang Xinlin, 35, ambos em seu primeiro voo espacial. A tripulação masculina tem a idade média mais baixa para missões espaciais chinesas, 38 anos.

Os integrantes da missão anterior, Shenzhou-16, estão na estação Tiangong há cinco meses e se preparam para receber o novo trio antes de retornar à Terra, na próxima semana.

Tiangong, a joia da coroa do programa espacial chinês, alterna sua tripulação de três astronautas a cada seis meses.

Sob o presidente Xi Jinping, a China acelerou o seu “sonho espacial”. A segunda maior economia do mundo injetou milhões de dólares em seu programa espacial, controlado pelos militares, para tentar alcançar os Estados Unidos e a Rússia.

Dentro dessa estratégia, Pequim pretende enviar uma missão tripulada à Lua em 2030 e quer construir uma base na superfície do satélite terrestre.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter