Logo Folha de Pernambuco

Conflito

China 'optou por reagir de forma exagerada' à visita de Pelosi a Taiwan, diz Casa Branca

Governo chinês realizou lançamento de mísseis balísticos em torno de Taiwan nesta quinta-feira (4)

Porta-voz do Pentágono John KirbyPorta-voz do Pentágono John Kirby - Foto: AFP

Os Estados Unidos disseram, nesta quinta-feira (4), que o lançamento de 11 mísseis balísticos pela China em torno de Taiwan foi uma reação exagerada à visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, à ilha.

Washington decidiu adiar um teste de míssil balístico intercontinental (ICBM) planejado para os próximos dias "para evitar uma nova escalada de tensões", disse o porta-voz do Departamento de Defesa americano, John Kirby, em entrevista coletiva.

"Em um momento em que a China realiza exercícios militares desestabilizadores em torno de Taiwan, os Estados Unidos estão se comportando como uma potência nuclear responsável, reduzindo o risco de erros de cálculo", acrescentou.

Kirby lembrou que o presidente Joe Biden conversou com seu colega chinês, Xi Jinping, na semana passada.

"As linhas de comunicação ainda estão abertas com Pequim e acho que isso será visto nos próximos dias", disse. "É muito importante".

A China "disparou 11 mísseis balísticos contra Taiwan e eles caíram no nordeste, leste e sudeste da ilha", informou Kirby.

"Condenamos esses atos, que são irresponsáveis", acrescentou. Pequim usou a visita da presidente da Câmara dos Representantes como "pretexto para aumentar sua atividade militar provocativa dentro e ao redor do Estreito de Taiwan".

"Não procuraremos provocar uma crise e não queremos uma", sublinhou. "Ao mesmo tempo, ninguém nos impedirá de operar nos mares e céus do Pacífico Ocidental, de acordo com a lei internacional", enfatizou o porta-voz do Departamento de Defesa.

É por isso que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, decidiu manter o porta-aviões USS Ronald Reagan e seu grupo de apoio, que atualmente navega no Mar das Filipinas, na região "um pouco mais do que o esperado" para "monitorar a situação".

O teste do míssil balístico intercontinental (ICBM) Minuteman será mantido e ocorrerá em data a ser determinada.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter