Coronavírus

China promete 2 bilhões de doses de vacinas ao mundo

País também prometeu uma doação de 100 milhões de dólares para o sistema Covax

Vacinas contra a Covid-19Vacinas contra a Covid-19 - Foto: Fiocruz/divulgação

A China "se esforçará para fornecer" 2 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 ao mundo este ano e promete uma doação de 100 milhões de dólares ao sistema internacional Covax para os países mais pobres, anunciou o presidente Xi Jinping nesta quinta-feira (5).

"Durante todo esse ano, a China se esforçará para fornecer 2 bilhões de doses de vacinas ao mundo", disse o presidente chinês em uma mensagem para um fórum de cooperação em vacinação, realizado por videoconferência. 

A China também prometeu uma doação de 100 milhões de dólares para o sistema Covax, acrescentou Xi, segundo a emissora estatal CCTV.

O número de casos diários na China, impulsionado pela variante delta, é o mais alto em meses, o que levou as autoridades a realizarem testes em massa na população. 

Em 16 de julho, o presidente Xi prometeu 3 bilhões de dólares de ajuda para que os países pobres enfrentem o surto de coronavírus, em uma reunião online dos líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). 

Na semana passada, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse que a China já forneceu mais de 700 milhões de doses para outros países desde o início do ano. 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter