Logo Folha de Pernambuco

CHINA

China reporta seu outono mais quente; confira as médias

A temperatura média foi a mais elevada já registrada em 16 províncias e regiões, incluindo Liaoning, Tianjin e Chongqing

Shanghai, na China, em setembro deste anoShanghai, na China, em setembro deste ano - Foto: Hector Retamal/AFP

A China viveu este ano seu outuno mais quente desde que começou a fazer registros em 1961, informou o Centro Nacional do Clima nesta quarta-feira (4).

"Durante a temporada de outono deste ano (1º de setembro a 30 de novembro), a temperatura média nacional foi de 11,8 graus centígrados, 1,5 graus acima da média anual e o mais alto desde 1961", anunciou o centro na rede social chinesa Wechat.

A maioria das regiões registraram temperaturas 1 ou 2 graus acima da média, enquanto partes do centro, leste, sudoeste e nordeste do país tiveram temperaturas médias de 2 a 4 graus superiores durante o outono comparado com anos prévios, acrescentou o centro.

A temperatura média foi a mais elevada já registrada em 16 províncias e regiões, incluindo Liaoning, Tianjin e Chongqing.

A China registrou este ano o agosto mais quente em mais de seis décadas, depois de suportar um verão de clima extremo, com ondas de calor em grande parte do norte e oeste, disse em setembro o centro meteorológico.

A China é o maior emissor mundial de gases causadores do efeito estufa que, segundo os cientistas, provocam a mudança climática e fazem com que os fenômenos climáticos extremos sejam mais frequentes.

Pequim prometeu que suas emissões de dióxido de carbono alcançarão o nível máximo até 2030 e cairão para líquido até 2060.

Veja também

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco
Unesco

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco

Quem é o homem que morreu 25 dias após ganhar R$ 201 milhões na Mega-Sena
Homem

Quem é o homem que morreu 25 dias após ganhar R$ 201 milhões na Mega-Sena

Newsletter