conflito

China organiza exercícios militares conjuntos com a Rússia

Tanto a China como a Rússia, que se reaproximaram nos últimos anos, mantêm relações hostis com a aliança militar liderada pelos Estados Unidos

ChinaChina - Foto: Reprodução/Internet

A China anunciou que realiza exercícios militares com a Rússia no sul do seu território nesta sexta-feira (12), um dia após a reunião de cúpula da Otan na qual o Japão alertou para a aproximação entre Moscou e Pequim.

Os chamados "Joint Sea-2024" começaram "no início de julho" e continuarão até meados deste mês, indicou o Ministério da Defesa chinês.

As manobras, marítimas e aéreas, são realizadas em torno de Zhanjiang, cidade da província de Guangdong.

Segundo o ministério, os exercícios "demonstram a determinação e capacidades de ambas as partes para enfrentar" "ameaças à segurança marítima e preservar a paz e estabilidade global e regional".

O anúncio de Pequim coincide com o fim da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Washington, na qual os aliados reafirmaram na quinta-feira seu apoio à Ucrânia contra a invasão russa.

Tanto a China como a Rússia, que se reaproximaram nos últimos anos, mantêm relações hostis com a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Os líderes da Otan expressaram preocupação com a ajuda da China à Rússia em sua guerra contra a Ucrânia. Em resposta, Pequim pediu à aliança que pare de incitar confrontos entre blocos.

O Japão destacou nesta sexta-feira que as atividades militares conjuntas da China e da Rússia perto do seu território levantam preocupações com a sua "segurança nacional".

Veja também

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade
obesidade

Cientista premiada alerta sobre má utilização de tratamentos contra a obesidade

Newsletter