Logo Folha de Pernambuco

Sexo

Chocolate, especiarias, romã: existe um alimento afrodisíaco?

Conheça as explicações por trás de comidas consideradas como estimulantes sexuais

Romã e chocolateRomã e chocolate - Foto: Pexels

Alguns alimentos são conhecidos por sua associação simbólica ao prazer, como a maçã, muitas vezes relacionada ao fruto proibido citado na Bíblia. Mas outros são indicados como eficientes em estimular um aumento do prazer pelo corpo. Será que é verdade?

Romã, a "fruta do amor"
É popularmente conhecido que a romã, associada ao mito de Hades e Perséfone, é a "fruta do amor". No entanto, será mesmo que é um afrodisíaco?

Mito. A fruta é rica em polifenóis, que possuem efeitos antioxidantes e ajudam na circulação sanguínea. Essa influência pode influenciar no aumento a libido, pois um tecido com maior volume de sangue leva mais sensações ao cérebro.

Bebidas com álcool
Verdade. O álcool é considerado um bom afrodisíaco, por ser um potente depressor do sistema nervoso central. Uma ou duas doses podem provocar uma sensação de bem-estar e relaxamento, evocando o desejo sexual. No entanto, quanto maior a quantidade ingerida, pior o desempenho durante o sexo e uma maior chance de problemas com a ereção. Além do risco de ocorrer do sexo ser desprotegido.

Especiarias
O cravo, a noz moscada, a canela e o grão de mostarda são excelentes exemplos de afrodisíacos. Por isso, é verdade que especiarias funcionam como bons estímulos sexuais.

Os exemplos citados conseguem provocar um aumento da secreção de lubrificante vaginal na mulher e da produção de testosterona no homem. Além disso, por apresentarem um sabor diferenciado à comida, podem ser servidos como um aperitivo durante uma noite romântica.

Chocolate
O bom e velho truque de dar um chocolate ao parceiro durante uma noite a sós pode dar mais resultados do que provar o cuidado do outro. Já que é verdade a afirmação do doce ser um bom estimulante natural para o sexo. O consumo dele libera endorfina no corpo, que gera a sensação de bem estar e prazer. Sua composição também contém flavonóides, que funcionam como antioxidantes e ajudam a manter o desempenho sexual masculino.

Ginseng, açafrão e ioimbina
É verdade que as ervas como ginseng, açafrão e o ioimbina estimulam o prazer? Sim, é verdade. Especialistas explicam que as ervas ajudam a melhorar a circulação do sangue, podendo influenciar na libido. Eles também melhoram o rendimento sexual e não apresentam efeitos colaterais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter