Logo Folha de Pernambuco

rainha

Chuva de flores prevista para o funeral de Elizabeth II

Os profissionais preveem que as vendas para o funeral de segunda-feira (19) podem superar as da morte de Diana

As floriculturas esperam um recorde de vendas para  funeral e enterro da rainhaAs floriculturas esperam um recorde de vendas para funeral e enterro da rainha - Foto: Carl de Souza / AFP

Desde a morte de Elizabeth II, milhões de britânicos prestam uma última homenagem com buquês de flores em todo o país, pelo qual as floriculturas esperam um recorde de vendas para seu funeral e enterro na segunda-feira (19).

No mercado de flores da Columbia Road, no centro de Londres, é difícil abrir passagem três dias após a morte da rainha em sua residência de verão no Castelo de Balmoral

"Está um pouco mais cheio que o normal", diz Albert Deane, um dos vendedores que tenta vender todas as suas hortênsias em tons pastel. 

"As pessoas compram muitas rosas, crisântemos, flores que ficam bem ao ar livre e não murcham muito rápido", acrescenta Deane, de 39 anos.

A Associação Britânica de Floristas (BFA) confirmou à AFP que a "demanda aumentou claramente nos últimos dias" e explica que as flores preferidas da rainha eram o lírio-do-vale e alguns lírios brancos.

O Reino Unido está acostumado a vibrar com os eventos reais, mas os enterros, mais que os casamentos, desencadeiam uma maré de emoções. E uma chuva de flores.

Um oceano para Diana

Quando a princesa Diana morreu em 1997, "a demanda de flores foi incrível", foi sem dúvida "a vez que vendi mais flores em toda a minha vida", lembra Rosario Rospo, de 56 anos e proprietária da OK Bouquet, uma das maiores lojas da Columbia Road.

Segundo a imprensa anglo-saxônica, 60 milhões de flores foram depositadas então em homenagem a Diana, um oceano colorido que se manteve durante 10 dias.

60 milhões de flores foram então depositadas em homenagem a Diana, um oceano colorido e perfumado que permaneceu por 10 dias. 

Desta vez, as autoridades movem as oferendas à medida que são depositadas, de modo que a enxurrada de flores, velas, desenhos e outros objetos parece menos impressionante. 

Os profissionais preveem, no entanto, que as vendas para o funeral de segunda-feira podem superar as da morte de Diana

Domingo pode ser "um dia recorde" na Columbia Road, diz Albert Deane. "É um acontecimento inédito. Nunca vi isso em toda a minha vida: um reinado de 70 anos", confessa.

"A sensação no setor é que as vendas superarão as do enterro da princesa Diana", afirma a associação britânica de floristas.

Algumas lojas, como os supermercados Marks and Spencer próximos ao palácio de Buckingham, ficaram sem flores na quinta-feira (8) e no último fim de semana, mas a BFA afirma que não há riscos de escassez.

Por outro lado, os preços estão subindo, especialmente para as flores da Holanda, principal fornecedor do Reino Unido. 

"Os floristas compram o máximo que podem dos horticultores do Reino Unido, mas é uma oferta sazonal e volumes limitados", explica a British Florists Association. 

A maioria das flores vendidas no Reino Unido é importada, não apenas da Holanda, mas também da Turquia, Israel, Quênia e América do Sul.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter