Logo Folha de Pernambuco

Brasil

Chuva forte no Paraná causa destruição e alagamentos em Curitiba e deixa desabrigados

Capital teve até desabamentos nesta quarta-feira (5) por conta da força da água

Chuva provoca alagamentos no ParanáChuva provoca alagamentos no Paraná - Foto: Reprodução/RPC

O temporal que caiu na noite de quarta-feira (5) no Paraná deixou rastros de destruição e de alagamentos em Curitiba e, sobretudo, em cidades do litoral paranaense, onde os maiores índices pluviométricos foram registrados.

Houve registro de desabamentos na capital, queda de veículos em rios e dezenas de resgates em todo o estado. Ainda na manhã desta quinta-feira, homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalham para atender famílias que foram afetadas ou precisaram deixar suas casas, conforme informações da RPC, afiliada da TV Globo, no portal G1.

Em Curitiba, a Defesa Civil registrou três desabamentos, de acordo com a reportagem: no bairo Bigorrilho, a parede do subsolo de um prédio desabou; no bairro Santa Cândida, o muro de um condomínio também foi ao chão; no bairro Cabral, um muro desmoronou e a garagem de um condomínio ficou completamente submersa.

No Batel, parte do telhado de um restaurante foi arrancado com a força da chuva. Na capital, houve alagamentos nas regiões da Praça Osório, Rodoferroviária, trincheira da Rua General Mário Tourinho, e nos bairros Fazendinha, novo Mundo, Bacacheri e Cidade Industrial. Além disso, dez árvores caíram.

Apenas no litoral do estado, onde o temporal foi ainda mais forte, o Corpo de Bombeiros do Paraná afirma que precisou atender 127 pessoas em 30 ocorrências. Em 20 atendimentos, os socorristas precisaram retirar pessoas de dentro de residências. Matinhos e Guaratuba foram as cidades mais afetadas.

Os bombeiros disseram que dois veículos caíram em rios e outros quatro ficaram ilhados. Por conta da quantidade de desabrigados, a prefeitura de Matinhos informou que preparou a Arena Vicente Gurski para receber pessoas que precisaram sair de suas casas.

Os acumulados de chuva até as 23h de quarta-feira:

- Matinhos: 123,0 mm

- Guaratuba: 112,8 mm

- Araucária: 74,8 mm

- Paranaguá: 74,4 mm

- Antonina: 58,2 mm

- Pinhais: 48,4 mm

- Colombo: 29,2 mm

- Curitiba: 22,4 mm

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter