Logo Folha de Pernambuco

MEIO AMBIENTE

Chuva inédita é registrada na calota polar da Groenlândia

A chuva foi observada por várias horas em 14 de agosto na estação americana Summit

Groelândia Groelândia  - Foto: Freepik

A mais de 3.000 metros acima do nível do mar, na calota polar da Groenlândia, registrou-se chuva em meados de agosto, um fenômeno muito pouco comum - disse o instituto meteorológico dinamarquês DMI nesta segunda-feira (23).

A chuva foi observada por várias horas em 14 de agosto na estação americana Summit, situada no topo da calota polar, relatou o Centro de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC).

"A chuva pode cair apenas se a temperatura estiver acima, ou ligeiramente, abaixo de 0°C. Portanto, esta é uma situação extrema, porque pode ser que nunca tenha acontecido", disse Martin Stendel, pesquisador do DMI, à AFP.
 

"É provável que seja um sinal do aquecimento global", acrescentou.

As temperaturas estavam um pouco acima de 0°C, o que significa que a neve está derretendo e volta a congelar para virar gelo.

Esse fenômeno aconteceu apenas nove vezes nos últimos 2.000 anos e, destas, três ocorreram nos últimos dez anos (2012, 2019 e 2021). Em 2012 e 2019, não choveu, revelou o especialista. 

"Não podemos demonstrar se choveu ou não nas seis ocasiões anteriores, mas é muito improvável, o que torna as chuvas observadas ainda mais notáveis", completou.

Este episódio de chuvas se dá após temperaturas incomuns de mais de 20°C registradas no norte da Groenlândia durante o verão, o que se traduziu em um ritmo acelerado de derretimento da calota polar.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter