Chuvas causam transtornos em cidades do Agreste e Sertão pernambucano
Cidade que registrou o maior volume de água nas últimas 24 horas foi Itapetim, no Sertão
O fim de semana é de transtorno para quem vive em cidades no Agreste e Sertão, por causa das chuvas intensas que assolaram cidades de todas as mesorregiões de Pernambuco. Após alerta meteorológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), feito no último sábado (18), a população enfrentou a força das águas e os prejuízos causados pelo mau tempo.
A cidade que registrou o maior volume de água nas últimas 24 horas foi Itapetim, no Sertão. O município já acumula cerca de 138,20mm de água, segundo levantamento da Apac. Em seguida vem Jatobá (125,60mm), Santa Cruz do Capibaribe (117,57mm), Caruaru (92,11mm), Pesqueira (86,47mm), Triunfo (62,10mm) e Santa Cruz da Baixa Verde (60,31mm).
Leia também
• Apac emite alerta de chuvas para RMR, Agreste e Zona da Mata; aviso é válido até domingo (19)
• "Chuva Negra", série que estreia no Canal Brasil, traz protagonista com Síndrome de Down
• Mulher morre após ser espancada pelo filho em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco
O alerta de chuvas dado pela Agência é válido até o este domingo (19) e engloba também a Região Metropolitana do Recife e Mata Norte.
Desde sábado (18), diversos municípios estão em alerta e acompanhando a previsão do tempo. A maior incidência de chuvas foi registrada no Agreste e Sertão, conforme previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em aviso meteorológico.
Caruaru
Neste domingo (19), Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru, decretou situação de emergência por 180 dias em razão das chuvas no município. O decreto foi publicado no Diário Oficial após reunião do Comitê de Crise que envolveu secretários municipais e Defesa Civil.
Segundo o documento, foram registrados casos de moradores desalojados pelos alagamentos, danos em ruas e equipamentos de uso coletivo, bem como um número considerável de afetados humanos, com danos que “ultrapassam a capacidade orçamentária de resposta do município”. O acúmulo pluviométrico é o dobro esperado para todo o mês de março, segundo a média histórica.
O decreto mobiliza todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil para realização de” ações de manutenção das atividades administrativas, prestação de serviços, obras de recuperação, articulação com outras esferas de governo e a sociedade em geral”.
Santa Cruz do Capibaribe
Diversas ruas do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, ficaram com pontos de alagamento. A cidade foi uma das que mais registrou chuvas nas últimas 24 horas, o terceiro lugar no levantamento realizado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), com 117,57mm.
A Prefeitura de Santa Cruz disse, por nota, que as “equipes estão em alerta e em monitoramento às chuvas no município” e informou que cancelou a Festa do Pará, prevista para o último sábado (18).