Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Chuvas: Governo de Pernambuco decreta situação de emergência em mais uma cidade; total sobe para 16

Com o novo decreto, 15 cidades da Mata Sul e uma do Agreste estão na lista

Chuvas causaram destruição na cidadeChuvas causaram destruição na cidade - Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em Correntes, no Agreste do Estado, em razão das chuvas que atingiram a cidade. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial. Com isso, sobe para 16 o total de cidades afetadas pelas chuvas com o estado de emergência reconhecido pela gestão estadual.

As outras 15 cidades ficam na Mata Sul do Estado:

- Belém de Maria 
- Barreiros
- Catende 
- Cortês
- Jaqueira
- Joaquim Nabuco 
- Maraial
- Palmares
- Primavera
- Quipapá
- Rio Formoso
- São Benedito do Sul
- São José da Coroa Grande
- Xexéu



O próprio município já havia decretado, em 11 de julho, situação de emergência. Segundo a prefeitura, as fortes chuvas resultaram em destruição e dificuldade de circulação em estradas rurais e em danos materiais e ambientais que causaram "prejuízos econômicos e sociais expressivos".

"Habitantes e transeuntes da zona rural foram diretamente afetados pelas destruições de pontes e estradas vicinais, oriundas das fortes chuvas em nível local e regional, isolando os distritos entre si e entre o centro do município, o que exige adoção de medidas urgentes para restabelecimento da normalidade da circulação", argumentou a prefeitura na ocasião.

O decreto tem validade de 180 dias, com efeitos retroativos a partir da última segunda-feira (16). "A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas do município comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo respectivo Formulário de Informações do Desastre - Fide", acrescenta o Governo do Estado.
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter