Chuvas: Governo de Pernambuco decreta situação de emergência em mais uma cidade; total sobe para 16
Com o novo decreto, 15 cidades da Mata Sul e uma do Agreste estão na lista
O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em Correntes, no Agreste do Estado, em razão das chuvas que atingiram a cidade. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial. Com isso, sobe para 16 o total de cidades afetadas pelas chuvas com o estado de emergência reconhecido pela gestão estadual.
As outras 15 cidades ficam na Mata Sul do Estado:
- Belém de Maria
- Barreiros
- Catende
- Cortês
- Jaqueira
- Joaquim Nabuco
- Maraial
- Palmares
- Primavera
- Quipapá
- Rio Formoso
- São Benedito do Sul
- São José da Coroa Grande
- Xexéu
Leia também
• Chuvas: Governo inicia distribuição de cestas básicas em cidades da Mata Sul em estado de emergência
• FGTS será liberado para trabalhadores atingidos por chuvas
• População da Mata Sul que sofreu danos por chuvas começa a receber ajuda do Governo de Pernambuco
O próprio município já havia decretado, em 11 de julho, situação de emergência. Segundo a prefeitura, as fortes chuvas resultaram em destruição e dificuldade de circulação em estradas rurais e em danos materiais e ambientais que causaram "prejuízos econômicos e sociais expressivos".
"Habitantes e transeuntes da zona rural foram diretamente afetados pelas destruições de pontes e estradas vicinais, oriundas das fortes chuvas em nível local e regional, isolando os distritos entre si e entre o centro do município, o que exige adoção de medidas urgentes para restabelecimento da normalidade da circulação", argumentou a prefeitura na ocasião.
O decreto tem validade de 180 dias, com efeitos retroativos a partir da última segunda-feira (16). "A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas do município comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo respectivo Formulário de Informações do Desastre - Fide", acrescenta o Governo do Estado.