Logo Folha de Pernambuco
mobilidade

Chuvas: Metrô do Recife segue em operação, mas com atraso de trens, nesta quinta (6)

De acordo com a Companhia Brasileira de Trans Urbanos (CBTU), como a água invadiu as áreas operacionais, a questão ainda não pôde ser resolvida

 Com fortes chuvas, Metrô do Recife segue em operação, mas com atraso de trens, nesta quinta (6) Com fortes chuvas, Metrô do Recife segue em operação, mas com atraso de trens, nesta quinta (6) - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Por conta das fortes chuvas que atingem o Grande Recife desde a quarta-feira (5), o Metrô segue funcionando, mas com atrasos. De acordo com a Companhia Brasileira de Trans Urbanos (CBTU), como a água invadiu as áreas operacionais, a questão ainda não pôde ser resolvida. 

O motivo dos atrasos é porque os trens entre as Estações Recife e Ipiranga, da Linha Centro, precisam rodar em via singela, quando apenas uma das via sé utilizada para os veículos nos dois sentidos.

"Infelizmente, informamos que a água invadiu os acessos às áreas operacionais e causou estragos em equipamentos e as equipes de manutenção da Companhia não puderam atuar", disse a CBTU.

Em contato com a reportagem, a companhia afirmou que vai tentar solucionar a questão ainda nesta quinta (6), mesmo que a chuva prossiga. Até lá, são esperados transtornos para os passageiros.

Serviço chegou a ser paralisado
Por conta das fortes chuvas, o Metrô chegou a ser paralisado às 9h20 da quarta-feira (5). O impacto foi na Linha Centro do Metrô do Recife, que voltou à operação a partir das 18h do mesmo dia.

Em comunicado, a CBTU informou que reabriu todas as estações para "diminuir os transtornos" da população que precisa retornar para casa e depende do Metrô do Recife. Na reabertura, no entanto, alguns locais estavam com o acesso complicado ainda em razão das chuvas. As principais áreas afetadas foram Santa Luzia, Barro e Werneck

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Alerta máximo no Recife
As chuvas que atingem o Recife desde a quarta-feira (5) são as mais volumosas da história para o mês de fevereiro, segundo a prefeitura.

Nas últimas 24 horas, o acumulado chegou a quase 200mm. "A média histórica para o todo mês é de 91,4 mm e a máxima nesse período, antes, ocorreu em 2009, com 122,8 mm em 24 horas", completou a prefeitura, por meio de nota.

Somente na capital, já foram registradas quatro mortes. Duas mulheres morreram após a queda de uma barreira no Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife. A tragédia aconteceu nas primeiras horas desta quinta-feira (6). 

Outras duas mortes foram registradas na Cidade, sendo uma no bairro da Boa Vista, na área central, por suspeita de choque elétrico, e outra no bairro da Estância, na Zona Oeste, em circunstâncias ainda a serem esclarecidas. 

Testemunham contam que a vítima na Estância foi arrastada pela correnteza de um canal que transbordou na área.

Recomendações
Com o alerta máximo, o COP orienta a população a manter os cuidados e ficar em local seguro. Caso isso não seja possível, a orientação é procurar o abrigo mais próximo oferecido pela Prefeitura do Recife (PCR)

Doze abrigos para acolher os afetados pelos impactos das chuvas estão abertos no Recife, nos seguintes locais:

- Centro Social Bidu Krause (Totó)
- Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba
- Escola Municipal Célia Arraes (Várzea)
- Escola Municipal de Água Fria (Água Fria)
- Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira)
- Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro)
- Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura)
- Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral)
- Igreja Batista do Caçote (Areias)
- Igreja Batista Nacional (Coqueiral)
- Abrigo do Gusmão (São José)
- Oratório Divina Providência (Campina do Barreto)

A lista também pode ser conferida no site da Ação Inverno.

Aulas e serviços não essenciais suspensos
Por conta da renovação do alerta máximo, a Prefeitura do Recife também manteve a suspensão nas aulas da rede municipal de ensino. O cancelamento vale para todas as creches, escolas e unidades de ensino, nos turnos da manhã, tarde e noite.

“Recomendamos que as escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida”, diz o COP.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) suspenderam as aulas nesta quinta-feira.

A Universidade de Pernambuco (UPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Recife confirmaram a suspensão no turno da manhã e informaram que uma nova atualização sobre o restante do dia será feita às 11h.

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) suspendeu as aulas no Recife e também nos demais municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Os serviços não essenciais da PCR também permanecem suspensos nesta quinta-feira, bem como eventos culturais e esportivos. 

O atendimento ambulatorial na rede municipal de saúde está suspenso e o funcionamento é normal nas unidades de pronto atendimento, maternidades e emergências.

O COP afirmou que segue monitorando toda a Cidade e orientou a população a ficar atenta aos canais oficiais da prefeitura.

Veja também

Newsletter