"Ciclone atípico"

Chuvas no Peru deixam seis mortos e centenas de desabrigados

As inundações, acompanhadas de ventos fortes, começaram esta semana e se intensificaram nas últimas 48 horas

O forte aquecimento da temperatura do mar no Pacífico Tropical Leste, próximo à costa oeste da América do Sul, acendeu o alerta para El Niño Costeiro, causador do ciclone YakuO forte aquecimento da temperatura do mar no Pacífico Tropical Leste, próximo à costa oeste da América do Sul, acendeu o alerta para El Niño Costeiro, causador do ciclone Yaku - Foto: Podaac / NASA

Ao menos seis pessoas morreram e mais de 500 ficaram desabrigadas na costa norte do Peru por inundações provocadas por chuvas e pela cheia de rios provocadas pelo ciclone atípico Yaku, informou a Defesa Civil.

"Até o momento (sexta-feira), foram registrados 6 falecidos, 567 desabrigados e mais de 2 mil afetados", anunciou a entidade pelo Twitter.

As inundações, acompanhadas de ventos fortes, começaram esta semana e se intensificaram nas últimas 48 horas, afetando áreas urbanas e rurais dos departamentos (estados) costeiros de Lambayeque, Piura e Tumbes, na fronteira com o Equador.

Segundo as autoridades, o nível de precipitações sazonais disparou pela presença de um ciclone em frente à costa peruana, nas águas do oceano Pacífico.

"O ciclone Yaku é um fenômeno muito incomum, fazendo com que as chuvas se intensifiquem no norte", informou o diretor da Defesa Civil, César Sierra, à rádio Exitosa.

O governo enviou uma tonelada de alimentos e 1,5 ton de itens de limpeza para ajudar a população afetada.

Soldados da companhia de Intervenção Rápida para Desastres do Exército peruano evacuou moradores do distrito de Pacora (Lambayeque), que ficaram isolados pela cheia do rio La Leche.

Veja também

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos
Descoberta

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele
ESTADOS UNIDOS

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele

Newsletter