AJUDA

Chuvas no Rio Grande do Sul: Força Aérea realiza lançamento de mantimentos em regiões isoladas

Medida busca ajudar moradores de regiões que não estão acessíveis por vias terrestres

Mantimentos são levados por aeronave e lançados para a populaçãoMantimentos são levados por aeronave e lançados para a população - Foto: FAB/Divulgação

Com o objetivo de proporcionar maior agilidade no atendimento das necessidades dos cidadãos, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta-feira (9) que iniciou o lançamento de donativos e outros materiais essenciais, por via aérea, nos pontos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul e que continuam isolados. 

O primeiro lançamento foi realizado nesta quinta com o auxílio da aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e que foi deslocado para operar a partir da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 

De acordo com a FAB, a primeira carga continha cerca de 2,4 toneladas de fardos de água e cestas básicas. Esses mantimentos foram lançados na região de São Jerônimo. No local, assim como em outras cidades, a demora no escoamento da água tem impossibilitado a chegada de mantimentos por via terrestre, dificultando a ajuda dos moradores afetados pela enxurrada.

"É muito importante para o Esquadrão ver que nosso trabalho está sendo útil em um momento tão emergencial. É para isso que treinamos e nos mantemos sempre preparados. Realizar missões de lançamento de carga em uma área de difícil acesso é gratificante e denota a capacidade de emprego da aeronave de transporte militar", afirmou o Capitão Aviador Kleber Aurelio Saugo, um dos pilotos envolvidos na missão.

Para viabilizar a chega dos mantimentos, o material foi condicionado de forma especial e equipado com um paraquedas pelo Exército Brasileiro. Após a missão, a aeronave foi utilizada para transportar 4,5 toneladas de insumos hospitalares e material de resgate até a Base Aérea de Santa Maria.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Atendimento de famílias ilhadas
Ainda nesta quinta-feira, outra aeronave realizou o lançamento de mantimentos diretamente para uma família ilhada nas proximidades do município de Rio Pardo. Os moradores foram abastecidos com garrafas de água, alimentos, lanterna e ponchos.

Os cidadãos também foram orientados a sinalizar caso precisassem de resgate. No entanto, nesse caso, os moradores ilhados apontaram a necessidade "apenas" de mantimentos.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter