SECO E QUENTE

Chuvas abaixo do normal e temperaturas acima: saiba previsão para próximo trimestre em Pernambuco

Apac divulgou informe com o prognóstico para os meses de outubro, novembro e dezembro

Pernambuco deve ter chuvas abaixo do normal no próximo trimestrePernambuco deve ter chuvas abaixo do normal no próximo trimestre - Foto: Canva

Os próximos três meses serão marcados por acumulado de chuvas abaixo do normal e temperaturas acima da média em todo o estado de Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A agência divulgou informe com o prognóstico para os meses de outubro, novembro e dezembro. Como adiantou a Folha de Pernambuco, o trimestre, que engloba quase toda a primavera, será mais seco e mais quente no Estado.

"Os próximos três meses incorporam características de um período seco em todo o estado de Pernambuco, com umidade relativa do ar na região do Sertão e Agreste muito baixa", disse a Apac, acrescentando que as primeiras pancadas de chuva no Sertão estão previstas para dezembro.

Para a Região Metropolitana do Recife, são esperados 49,1 mm em outubro, 38,4 mm em novembro e 56,2 mm em dezembro, cujas médias anteriores eram de 49,7 mm, 38,7 mm e 56,2 mm, respectivamente.

Já na Zona da Mata, a previsão para os próximos três meses é de 27,7 mm em outubro, 26,3 mm em novembro e 37,1 mm em dezembro. A média histórica é de 27,8 mm, 26,3 mm e 37,2 mm, respectivamente.

No Agreste, o prognóstico para outubro, novembro e dezembro é de 17,8 mm, 16,6 e 28,0 mm. Na climatologia, a média é de 17,9 mm, 16,8 mm e 28,5 mm.

Para o Sertão, a Apac espera acumulados de 12,1 mm em outubro, 26,6 mm em novembro e 48,3 mm em dezembro. Na média histórica, a região tem 12,2 mm, 25,1 mm e 45,4 mm, respectivamente.

Já em Fernando de Noronha, são esperados para os três próximos meses 9,5 mm em outubro, 9,3 mm em novembro e 10,4 mm em dezembro. 

A Reunião de Análise e Previsão Climática para Nordeste do Brasil, cujo consenso deu origem ao prognóstico, foi coordenada pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme) e contou com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

 

Veja também

Raquel Lyra assina termo para reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
INVESTIMENTO

Raquel Lyra assina termo para reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Maduro denuncia "espionagem" pelo WhatsApp na Venezuela
Venezuela

Maduro denuncia "espionagem" pelo WhatsApp na Venezuela

Newsletter