Logo Folha de Pernambuco

Espanha

Chuvas torrenciais deixam sete desaparecidos e rastro de destruição na Espanha

Fortes enchentes varreram a cidade de Letur, na província oriental de Albacete

Equipes de serviços de emergência apoiadas por drones estavam procurando por seis pessoas desaparecidas após enchentesEquipes de serviços de emergência apoiadas por drones estavam procurando por seis pessoas desaparecidas após enchentes - Foto: Jorge Gerrero/AFP

Sete pessoas estão desaparecidas depois que chuvas torrenciais provocaram enchentes repentinas no sul e leste da Espanha nesta terça-feira, interrompendo viagens ferroviárias e aéreas, disseram autoridades.

Fortes enchentes varreram a cidade de Letur, na província oriental de Albacete, empurrando carros pelas ruas, mostraram imagens transmitidas pela televisão espanhola.

Equipes de serviços de emergência apoiadas por drones estavam procurando por seis pessoas desaparecidas após enchentes repentinas na cidade, disse a representante do governo central em Castilla-La Mancha, Milagros Tolon, à emissora de televisão pública espanhola TVE.

"A prioridade é encontrar essas pessoas", acrescentou.

A polícia da cidade de L'Alcudia, na região leste de Valência, disse que estava procurando um motorista de caminhão que estava desaparecido desde o início da tarde.

"Estou acompanhando de perto e com preocupação os relatos de pessoas desaparecidas e os danos causados pela tempestade nas últimas horas", escreveu o primeiro-ministro Pedro Sanchez no X, pedindo que as pessoas sigam os conselhos das autoridades.

"Tenha muito cuidado e evite viagens desnecessárias", acrescentou.

Doze voos que deveriam pousar no aeroporto de Valência foram desviados para outras cidades da Espanha devido às fortes chuvas e ventos, informou a operadora do aeroporto espanhol Aena.

Outros 10 voos que deveriam partir ou chegar ao aeroporto foram cancelados.

A prefeitura de Valência informou que todas as aulas escolares e eventos esportivos foram suspensos na quarta-feira, e os parques permanecerão fechados.

A operadora nacional de infraestrutura ferroviária ADIF disse que suspendeu todos os serviços ferroviários na região de Valência "até que a situação volte ao normal para a segurança dos passageiros".

Os trens de alta velocidade entre Madri e a cidade de Valência serão suspensos até "pelo menos" as 10h de quarta-feira devido aos efeitos da tempestade, acrescentou.

Um trem de alta velocidade com 276 passageiros descarrilou na região sul da Andaluzia, embora ninguém tenha ficado ferido, informou o governo regional em um comunicado.

Serviços de emergência resgataram dezenas de pessoas em Alora, na Andaluzia, algumas de helicóptero, depois que um rio transbordou.

A agência meteorológica estadual AEMET declarou alerta vermelho na região de Valência e o segundo maior nível de alerta em partes da Andaluzia. Várias estradas foram cortadas em ambas as regiões devido a inundações.

Cientistas alertam que eventos climáticos extremos, como ondas de calor e tempestades, estão se tornando mais intensos como resultado das mudanças climáticas.

Veja também

Newsletter