Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Chuvas torrenciais matam 15 pessoas no Sudoeste da China

Na véspera, os serviços meteorológicos tinham alertado para o risco de catástrofes naturais devido às intensas precipitações

Policiais vasculham bairro inundado pelas chuvas em Chongqing, na China Policiais vasculham bairro inundado pelas chuvas em Chongqing, na China  - Foto: AFP

Pelo menos 15 pessoas morreram e quatro estão desaparecidas devido a fortes chuvas no Sudoeste da China, informou a mídia estatal, nesta quarta-feira (5).

"A última rodada de chuvas torrenciais desde segunda-feira matou 15 pessoas e deixou outras quatro desaparecidas, na cidade de Chongqing", disse a agência de notícias oficial Xinhua, citando autoridades locais.

Na véspera, os serviços meteorológicos tinham alertado para o risco de catástrofes naturais devido às intensas precipitações que se estendem do Centro ao Sudoeste da China.

O presidente Xi Jinping ordenou que "autoridades em todos os níveis dêem prioridade máxima para garantir a segurança e a propriedade do povo", disse a Xinhua.

"Xi enfatizou que a liderança em todos os níveis deve assumir o combate às inundações, manter as pessoas e propriedades seguras e minimizar todos os tipos de perdas", acrescentou.
 

A intensidade das chuvas causou o colapso de uma ponte ferroviária nos arredores de Chongqing, que foi "danificada pelo impacto das torrentes da montanha", disse a emissora estatal CCTV.

Perdido após resgate de crianças, cão Wilson é homenageado na Colômbia com boneco de 4,5 metros; vídeo

Na província chinesa de Sichuan, as autoridades disseram que mais de 460 mil pessoas foram afetadas por chuvas torrenciais neste mês, informou a Xinhua.

Cerca de 85 mil pessoas foram evacuadas de suas casas devido à chuva, disseram as autoridades, esperando "inundações repentinas em áreas montanhosas" e "possíveis deslizamentos de terra" nesta semana.

Veja também

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Irã pede que Trump "mude" política de "pressão máxima"
irã

Irã pede que Trump "mude" política de "pressão máxima"

Newsletter