Logo Folha de Pernambuco

Recife

Ciclofaixa em Santo Amaro ganha o nome de Professor Josias Albuquerque

Josias Silva de Albuquerque presidiu o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE durante 23 anos

Ciclofaixa Professor Josias AlbuquerqueCiclofaixa Professor Josias Albuquerque - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

 A ciclofaixa Santo Amaro, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, recebeu o nome de Professor Josias Albuquerque como homenagem póstuma ao empresário Josias Silva de Albuquerque, que presidiu durante 23 anos o  Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. A rota foi inaugurada em novembro de 2019, mas foi renomeada após a promulgação da Lei nº 18.74 pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Josias faleceu em fevereiro do ano passado, e o ato simbólico foi celebrado pela família e funcionários do Sistema.“É uma homenagem mais que merecida, já que Josias Albuquerque trouxe importantes avanços para a população. A ciclofaixa lembrará a todos do grande líder empresarial e do incentivador de mudanças positivas e inovadoras, que foi Josias”, comenta o atual presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

A ciclofaixa, de 6,8 km de extensão,  tem início na rua Frei Cassimiro, segue pelas ruas do Pombal e Treze de Maio até se conectar com a Ciclovia Graça Araújo, na rua dos Palmares. Da rua Treze de Maio, a rota também segue pelas ruas Tupinambás e Barros Barreto até chegar à avenida Governador Agamenon Magalhães. Da rua do Pombal, a rota segue pelas ruas Pedro Afonso, Doutor João Vieira de Menezes e Araripina até a Rua da Aurora, conectando-se com o Eixo Cicloviário Camilo Simões. Desse percurso, a rota ainda segue pelas ruas Coelho Leite e Fundição até se conectar com Ciclovia Graça Araújo, na avenida Mário Melo.


Ciclofaixa Josias Albuquerque

A confecção e afixação de placas alusivas às contribuições para a cidade do Recife e dados biográficos ficarão a cargo da família, conforme prévia autorização do Poder Executivo Municipal.







 

 

Veja também

Newsletter