Logo Folha de Pernambuco

confinamento

Cidade chinesa de 16 milhões de habitantes inicia confinamento para conter surto de Covid-19

As autoridades de Chengdu divulgaram um comunicado no qual pedem aos moradores que "permaneçam em casa" a partir das 18h desta quinta-feira (1°)

16 milhões de habitantes iniciam confinamento para conter surto de Covid-1916 milhões de habitantes iniciam confinamento para conter surto de Covid-19 - Foto: CNS / AFP

A cidade chinesa de Chengdu, no sudoeste do país e com quase 16 milhões de habitantes, iniciou um confinamento nesta quinta-feira para tentar conter um novo surto de Covid-19.

A China é a última grande economia do mundo que mantém a estratégia 'covid zero' para erradicar o vírus, o que inclui restrições às viagens internacionais, quarentenas, testes em larga escala e confinamentos severos.

As autoridades de Chengdu divulgaram um comunicado no qual pedem aos moradores que "permaneçam em casa" a partir das 18h desta quinta-feira (1°) para lutar contra uma nova onda de contágios

Uma pessoa de cada residência poderá sair por dia para comprar alimentos e produtos essenciais, mas o morador deve apresentar um teste negativo de covid feito nas últimas 24 horas. 

Entre quinta-feira (1°) e domingo (4), todos os moradores serão submetidos a exames. O governo pediu que as pessoas não deixem a cidade, exceto em casos "absolutamente necessários". 

"O estado atual do controle da epidemia é anormal, complexo e sombrio", afirma o documento do governo local. As medidas pretendem "deter a propagação do surto e garantir a saúde de todos os cidadãos", completa.  

Chengdu registrou nesta quinta-feira 157 novos contágios locais, 51 deles assintomáticos, segundo as autoridades.

Em outras regiões da China, as crianças de pelo menos 10 cidades e províncias enfrentam a interrupção do ano letivo: o controle da pandemia obriga as escolas a adotar medidas como aulas virtuais, segundo um comunicado publicado por um jornal vinculado ao estatal Diário do Povo

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter