Cidade de São Paulo aplicará quarta dose contra Covid-19 em maiores de 70 anos
Segundo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, objetivo é avançar na vacinação de população idosa mais afetada pela variante Ômicron
A cidade de São Paulo aplicará a quarta dose da vacina contra a Covid em idosos acima de 70 anos. Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a imunização para esse grupo começará na próxima terça (29).
"A população idosa acima de 60 anos, assim como durante todo o período da pandemia e particularmente durante a transcorrência da variante Ômicron, foi muito atingida. (Com) as internações, o número de casos, os agravamentos. Por isso foi a população priorizada nesse processo da quarta dose", disse Aparecido ao Globo.
Ainda segundo o secretário, a quarta dose será aplicada com todos os imunizantes disponíveis e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com a disponibilidade: "As pessoas vão tomar o imunizante que estiver disponível nas unidades de saúde".
Leia também
• Saúde analisa últimos dados para liberar quarta dose contra a Covid para pessoas com mais de 80 anos
• Covid-19: SP começa a aplicar quarta dose de vacina em idosos
• Quarta dose: 'Decisões deveriam ser tomadas de maneira homogênea no país', diz Queiroga sobre SP
A aplicação da quarta dose para maiores de 70 anos vale, por enquanto, apenas para a capital paulista. Nos demais municípios do estado, a quarta dose começou a ser aplicada na segunda (21) para idosos acima de 80 anos.
Adolescentes e adultos imunossuprimidos, ou seja, com alguma baixa no sistema imunológico, já estavam aptos à quarta dose contra a Covid.
Atualmente o estado de São Paulo possui 90,75% da população acima de 5 anos de idade com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Mais de 103 milhões de doses foram aplicadas desde o início da campanha.
A vacinação infantil é a que mais precisa avançar no momento, segundo autoridades do governo paulista. Entre a população de 5 a 11 anos, 33,18% estão com esquema vacinal completo.