COFLITO

Cidade fronteiriça russa fecha shoppings e escolas após ataques ucranianos

Na Rússia, ao menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo em seções eleitorais na sexta; sem oposição, Putin deverá ser reeleito

Ataques aéreos em Belgorod, na Rússia, na fronteira com a Ucrânia Ataques aéreos em Belgorod, na Rússia, na fronteira com a Ucrânia  - Foto: AFP

As autoridades da cidade fronteiriça russa de Belgorod anunciaram neste sábado que escolas e centros comerciais foram fechados devido a um aumento dos ataques ucranianos, que se intensificaram nos últimos dias, em meio às eleições presidenciais da Rússia.

“Com base na situação atual, decidimos que os centros comerciais em Belgorod e no distrito de Belgorod não funcionarão no domingo e segundas-feira”, escreveu o governador regional Vyacheslav Gladkov nas redes sociais, observando que as escolas também estarão fechadas na segundas e terças-feira da próxima semana.

Na Rússia, ao menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo em seções eleitorais na sexta, no primeiro dia das eleições. A maioria dos incidentes ocorreu em seções eleitorais em Moscou, Voronej, no sul da Rússia, e na região de Carachai-Circássia, no norte de Cáucaso, de acordo com a agência estatal Tass.

As autoridades não esclareceram se os atos eram protestos contra o presidente Vladimir Putin, que deve garantir ainda no primeiro turno mais um mandato e permanecer no cargo até 2030, pelo menos. Pouco antes do fim do primeiro dia de votação, a Comissão Eleitoral Central afirmou que 35,4% dos eleitores já depositaram seus votos, seja por papel, seja de forma eletrônica, como fez o próprio Putin mais cedo.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter