Logo Folha de Pernambuco

política

CIDH visita Guatemala para monitorar "enfraquecimento" democrático

A missão foi convocada pelo governo do presidente social-democrata Bernardo Arévalo

A comissária da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Andrea Pochak (C), discursa durante uma coletiva de imprensa na Cidade da Guatemala A comissária da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Andrea Pochak (C), discursa durante uma coletiva de imprensa na Cidade da Guatemala  - Foto: Johan Ordonez / AFP

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) deu início, nesta segunda-feira (22), a uma visita de cinco dias à Guatemala para monitorar o "impacto" do "enfraquecimento" da democracia no país, alimentado por ações polêmicas do Ministério Público.

"O propósito dessa visita é observar os impactos do processo de enfraquecimento das instituições democráticas e da independência judicial no país desde a última visita realizada" em 2017, disse a relatora da CIDH para a Guatemala, Andrea Pochak, à imprensa.

A missão foi convocada pelo governo do presidente social-democrata Bernardo Arévalo, no poder desde janeiro, e é chefiada pela presidente da CIDH, Roberta Clarke.

Durante a visita, a delegação se reunirá com autoridades do governo, deputados, líderes indígenas, jornalistas, ativistas sociais e outros.

O grupo também tem agendadas reuniões com autoridades do Ministério Público, embora Pochak não tenha especificado se falarão com a questionada procuradora-geral Consuelo Porras.

Sancionada pelos Estados Unidos e pela União Europeia, que a consideram “corrupta” e “antidemocrática”, Consuelo é acusada de iniciar processos criminais contra dezenas de ex-funcionários da justiça que investigaram casos de corrupção de alto nível. Muitos deles estão agora no exílio.

Na última sexta-feira, o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, no final de uma visita à Guatemala, disse estar preocupado com a “perseguição” contra funcionários judiciais, jornalistas e ativistas empreendida por Consuelo.

A missão da CIDH concederá uma entrevista coletiva na próxima sexta-feira para apresentar as “observações preliminares” de sua visita.

        

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter