Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Cientistas e instituições são homenageados no Cais do Sertão pela atuação no combate à pandemia

Na cerimônia, cinco cientistas que se destacaram em gestão e desenvolvimento científico no enfrentamento à pandemia da Covid-19, receberam troféus e diplomas

Cientistas e instituições são homenageados no Cais do Sertão pela atuação no enfrentamento à pandemia Cientistas e instituições são homenageados no Cais do Sertão pela atuação no enfrentamento à pandemia  - Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

A ciência foi motivo de premiação e reconhecimento na manhã desta terça-feira (6), no teatro ‘É do Povo’, no Museu Cais do Sertão, no Recife. Na cerimônia, cinco cientistas que se destacaram em gestão e desenvolvimento científico no enfrentamento à pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, receberam troféus e diplomas em reconhecimento aos trabalhos realizados
 
Além disso, três instituições também foram homenageadas: Instituto Aggeu Magalhães, Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e Consórcio Nordeste. 

A lista dos cinco premiados são a professora e pesquisadora da UFPE Maira Galdino da Rocha Pitta; o professor da UFPE Danylo Cesar Correia Palmeira; o pesquisador e professor da UFRPE Jones Oliveira Albuquerque; o professor da UFRPE Hernande Pereira da Silva; e o professor da UPE e médico infectologista Demetrius Montenegro. 
 
A professora e pesquisadora Maira Galdino compartilhou a premiação com os estudantes que trabalharam junto com ela no enfrentamento à pandemia.  

Secretário estadual de Saúde, André Longo e a pesquisadora e professora, Maira Galdino. Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

“Eu estou muito feliz, foram realmente dois anos de muita luta. Na UFPE, eu coordenei uma rede de Laboratórios de Campanha, e 45 estudantes participaram, então eu compartilho com eles esses prêmios, são estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, que realizaram mais de 120 mil testes de diagnóstico RT-PCR, atendendo todo o estado de Pernambuco. Além disso, a gente construiu na UFPE dois Laboratórios de Biossegurança NB3, que permitiram alavancar todas as pesquisas com vírus, incluindo a Covid”, destacou. 

Outros 10 profissionais ganharam menção honrosa durante a cerimônia, indicados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 
 
Entre os 10 cientistas que receberam menção honrosa na cerimônia, está o professor do Departamento de Genética da UFPE e responsável técnico pelo Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva da federal, Valdir Balbino. Ele mencionou que foi escolhido para representar todo o esforço da universidade. 

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o professor e pesquisador Valdino Balbino e o o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá 

“É necessário saber que os cientistas brasileiros são esforçados, competentes e capazes de responder aos agravos que a sociedade é acometida. A gente fez no laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva o que se chama sequenciamento genômico do novo coronavírus. A gente utilizou um conjunto de técnicas bem específicas e que nos permitem compreender a variabilidade genética, fazer o reconhecimento das linhagens que se tornaram tão populares no meio popular. Foi uma época de muito trabalho, mas também de muito aprendizado”, explicou. 

A premiação ocorreu durante a abertura do seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco”, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.

Compondo a mesa da premiação, estavam o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário de Tecnologia, Ciência e Inovação, Fernando Jucá; o secretário estadual de Saúde, André Longo; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão; e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende. 
 
“Foi uma luta muito difícil, infelizmente muitas vidas foram perdidas, e vidas não se recuperam. Mas fica o nosso reconhecimento às instituições públicas, aos orgãos governamentais, e a muitos pesquisadores, cientistas, trabalhadores, que não abriram mão em nenhum momento de acreditar na ciência, acreditar que é possível superar os desafios com trabalho, com pesquisa e acima de tudo com muita dedicação e paixão”, destacou o governador Paulo Câmara.  
 
O secretário Fernando Jucá ressaltou a importância da ciência para o combate à pandemia. 
 
“A ciência no mundo inteiro deu exemplos do que é competência, do que é poder chegar perto não só das pessoas, mas também das empresas. As primeiras vacinas que saíram foram fruto de parceria entre cientistas e empresas que rapidamente colocaram no mercado um conjunto de vacinas que tinham muita eficiência. Isso misturou conhecimento com eficiência e com um produto que foi entregue à sociedade de uma forma muito rápida”, disse.  
 
Os resultados do enfrentamento da pandemia foram frutos de uma ação conjunta, afirmou o secretário André Longo. A SES-PE ficou entre as três instituições homenageadas no evento. 

Secretário estadual de Saúde, André Longo, recebe troféu. Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

“Sem dúvida nenhuma, a saúde foi muito impactada pela questão da pandemia, e a ciência foi uma aliada fundamental para os resultados que conseguimos obter em Pernambuco. Pernambuco se destacou no enfrentamento da pandemia e muito se deve isso a essa atuação articulada com a Secretária de Ciência e Tecnologia, com a Facepe [Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco] e com cientistas das diversas instituições de Pernambuco”, destacou Longo. 

Veja também

Casa Branca desmente acusações de Trump de que esconde informações sobre drones
EUA

Casa Branca desmente acusações de Trump de que esconde informações sobre drones

EUA deporta ao México ex-líder do Cartel do Golfo
AMÉRICA DO NORTE

EUA deporta ao México ex-líder do Cartel do Golfo

Newsletter