Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Cientistas orientam volta do uso de máscaras devido à nova variante altamente mutante do coronavírus

Chamada de 'BA.6', a subcepa preocupa especialistas, que preveem uma onda de contágio, em semanas

Máscara no queixoMáscara no queixo - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cientistas estão orientando que as pessoas voltem a usar máscaras, em meio a uma preocupante "mutação" da variante da Covid-19.

Além da subvariante da Omicron, a Eris, já ser alvo de preocupação por seu alto grau de mutação e disseminação, uma nova subcepa, que ainda não foi formalmente nomeada, mas é chamada de 'BA.6', está levando alguns a temer que um quadro sombrio do novo-coronavírus possa surgir nas próximas semanas.

Segundo reportagem do site Mirror, a nova subcepa só foi encontrada, até agora, na Dinamarca e em Israel, mas também possui um nível espantoso e alarmante de mutação, segundo cientistas.

Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, escreveu no Twitter: "Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras".
 

A professora Christina Pagel, matemática da University College London, que é membro efetivo do grupo Independent SAGE, disse na plataforma de mídia social que era "muito cedo" para avaliar, mas admitiu que a variante tem "muitas novas mutações que a tornam diferente das cepas anteriores do Omicron". Ela acrescentou que isso significa que é "potencialmente mais capaz de causar uma grande onda" de contágio.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter