Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano

Após anos de trabalho, 8% restantes do genoma humano foram decifrados

A coalizão do Projeto do Genoma Humano publicou artigo científico revisado por pares que estabelece o primeiro mapa genético totalmente completo da espécie humanaA coalizão do Projeto do Genoma Humano publicou artigo científico revisado por pares que estabelece o primeiro mapa genético totalmente completo da espécie humana - Foto: Camila Boehm/Agência Brasil

Mais de 21 anos após o anúncio do descobrimento da sequência genética dos humanos, a coalizão do Projeto do Genoma Humano publicou nesta quinta-feira (31) artigo científico revisado por pares que estabelece o primeiro mapa genético totalmente completo da espécie humana.

Até 2021, cerca de 92% do código genético humano era conhecido. Segundo os autores do estudo, publicado na revista científica Science, as novas informações trazem dados importantes sobre doenças e características evolutivas da raça humana.

Os 8% restantes continham grandes sequências repetidas de moléculas de DNA associadas a proteínas, chamadas heterocromatinas - considerada a parte mais difícil de ser traduzida e reconstruída.

O consórcio Telomere to Telomere (T2T), que assina o artigo, foi o primeiro grupo a conseguir transcrever totalmente os 3.055 bilhões de pares que compõem a “receita” da raça humana.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter