Logo Folha de Pernambuco

CINCO MUNICÍPIOS DA RMR

Pernambuco encerra rodízio de água para 475 mil pessoas de cinco municípios da RMR

Os municípios contemplados são Recife, Olinda, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata

Paulo Câmara participou da entrega de mais uma etapa do Programa Rodízio ZeroPaulo Câmara participou da entrega de mais uma etapa do Programa Rodízio Zero - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Moradores de cinco municípios pernambucanos serão beneficiados com o fim do rodízio de água a partir desta quarta-feira (13). Segundo o Governo do Estado, 475 mil pessoas das cidades do Recife, Olinda, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata contarão com água diariamente nas suas residências.

O anúncio foi feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, durante a entrega de mais uma etapa do Programa Rodízio Zero, que prevê a ampliação do abastecimento de água no Estado. O evento aconteceu nesta manhã, na cidade de Igarassu.
 

“As fortes chuvas fizeram com que nossos reservatórios tivessem uma condição hídrica bem maior. Temos o intuito de, até o fim do ano, tirar muitas outras cidades do rodízio, garantindo sustentabilidade e abastecimento para o futuro”, destacou Paulo Câmara. 

O novo calendário de distribuição de água nas cidades beneficiadas já está disponível no site da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O governador também participou da inauguração de dois poços profundos que atenderão a moradores de Igarassu. Um deles está no Loteamento Encanto Igarassu, com 222 metros de profundidade, e o outro no Sítio Boa Vista, com 156 metros. De acordo com o Governo do Estado, outros três poços devem ser inaugurados no minicípio até o fim do ano. O investimento total nas obras foi de R$ 4,2 milhões.

"Igarassu com certeza vai ser um dos municípios mais beneficiados. Vamos, praticamente, tirar todo o município de qualquer tipo de rodízio. E isso vai possibilitar realmente aquilo que a gente quer, que é água todo dia chegando nas torneiras dos pernambucanos. Isso vai se juntar às outras obras também que estamos fazendo na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Agreste, no Sertão", comentou Câmara. 

De acordo com o Governo do Estado, a estimativa é de que até o final de 2022, mais 500 mil pessoas sejam contempladas com o fim do rodízio, em diferentes municípios, totalizando quase um milhão de moradores com mais água nas torneiras.

“Investimos muito em obras de modernização da rede de distribuição, com assentamento de tubulações novas, perfuração de 23 poços, implantação de novos registros e válvulas, substituição de conjuntos de bombas e o uso de tecnologia para o aperfeiçoamento dos processos operacionais das nossas unidades”, afirmou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Ela também destacou os avanços nos demais municípios contemplados nesta fase. "São Lourenço, por exemplo, tem uma população de 126 mil pessoas e 115 mil nesta primeira etapa já serão beneficiadas, quase 90% da cidade. Uma cidade que tinha rodízio 1 para 4 [dias], ou 1 para 5, já começa a receber água diariamente", disse.

Manuela Marinho, presidente da Compesa

"Na cidade do Recife, toda a área plana e parte dos morros também, quase 250 mil pessoas nesta etapa passam a ser beneficiadas sem rodízio. Olinda também, o Sítio Histórico, uma área que a gente há muito tempo também vem tentando melhorar o abastecimento, passa a ser contemplada com o abastecimento diário e a gente continua trabalhando para tão logo anunciar melhoria para 500 mil pessoas", completou.

Nascido no Loteamento Encanto Igarassu, onde foi inaugurado um dos poços profundos, o vereador Jonas Pessoa destacou a importância da ação.

Jonas Pessoa, vereador de Igarassu

"Não estou aqui falando com o sentimento de vereador, mas com o sentimento de quem é morador do Encanto do Igarassu, que vinha sofrendo há decadas com a falta de água. Sou nascido e criado nessa comunidade, conheço bem de perto o sofrimento que hoje, definitivamente, se acaba", frisou.

Também moradora do loteamento, a pedagoga Iracema Neves, de 52 anos, que vive na região há 26 anos, comemorou o fim do rodízio e destacou que esse era um momento muito aguardado pela população.

Iracema Neves, moradora do Loteamento Encanto Igarassu

"Sempre enfrentamos rodízio, uma dificuldade muito grande, 15 dias, 20 dias, até 30 dias a gente já ficou sem água aqui. Eu digo para vocês que estou feliz demais. É um sonho para a gente. Agora, é vida nova e com água em casa, 24 horas, isso é importante", disse.

Veja também

Newsletter