Civis ucranianos montam barreira humana para impedir entrada de exército russo
A ofensiva é para proteção da usina nuclear que fica localizada na cidade de Enerhdoar, perto da Crimeia - península anexada pela Rússia
Com a guerra que acontece na Ucrânia, após a invasão russa, um vídeo mostra civis montando uma barreira humana para impedir a passagem de tropas russas. No vídeo é possível ver que além dos civís, há carros, caminhões e uma espécie de parede montada com sacos de areia para proteção.
A medida foi vista como uma demonstração de coragem dos ucranianos. A ofensiva é para proteção da usina nuclear que fica localizada na cidade de Enerhdoar, perto da Crimeia - península anexada pela Rússia.
Leia também
• Guerra na Ucrânia pode acelerar transição energética global
• Assessor diz que Ucrânia e Rússia negociaram corredor humanitário para retirar civis
• UE concederá proteção temporária a refugiados de guerra da Ucrânia
Os civis de Enerhodar, em Zaporizhya, barricaram a estrada principal de acesso à cidade. Como grande parte dos blindados russos são sobre rodas, eles precisam dessa via de acesso. É claro que não poderão deter uma coluna russa, mas não deixa de ser uma demonstração de coragem. pic.twitter.com/TbBMMSOxv7
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) March 2, 2022
Em uma foto publicada no Twitter do ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, é possível ver uma grande quantidade de civis que tentam impedir a passagem do exército russo.
This is a true People’s War for Ukraine. Putin has no chance of winning it. On this photo civilians block Russian invaders in Energodar yesterday. One of hundreds of such photos and videos. We need partners to help Ukraine defend itself. Especially in the air. Close the sky now! pic.twitter.com/Wv2uLMWrD4
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 3, 2022
Cessar-fogo
Após uma reunião foi negociado um cessar-fogo para retirada de civis, além da entrada de medicamentos e ajuda humanitária à Ucrânia.
Do lado russo, os negociadores dizem concordar com a saída da população civil da Ucrânia. Com a guerra mais de um milhão de pessoas já fugiram do país após a invasão russa.